O Município de S. João da Madeira assinou um protocolo com o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV) para implementar uma estratégia de prevenção cardiovascular em escolas e numa fábrica.
O protocolo, assinado na segunda-feira, inclui duas vertentes. A primeira decorre nas escolas, onde já foi implementado pela Câmara o reforço da educação física, avaliando agora os resultados dessa medida. E acontecerá também na Cartonagem Trindade, empresa indicada pela Associação Comercial.
De acordo com a vereadora Irene Guimarães, a saúde é “o bem mais precioso que existe” e o projeto de prevenção cardiovascular no Município de S. João da Madeira — PRIMUS — tem como objetivo a “implementação de uma estratégia baseada na medicina preventiva cardiovascular”.
Por um lado, trata-se de implementar e avaliar a prevenção primordial, no pré-escolar e 1º ciclo, e, por outro lado, abranger trabalhadores do setor secundário, designadamente numa experiência na Cartonagem Trindade.
“O projeto nasceu da consciência da necessidade de fazer algo” e da “vontade de fazer acontecer”, bem como da auscultação das entidades que poderiam ser envolvidas, tal como destacou a vereadora.
PRIMUS foi apresentado por Carla Araújo e Rui Batista do Serviço de Cardiologia do CHEDV, no auditório do Museu da Chapelaria, onde foi assinado o protocolo.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3845 de O Regional, publicada em 27 de maio de 2021.