Vitoriosas com menção de prata na sua primeira presença em encontros de Ginástica para Todos
A classe das Vitoriosas, da secção de Ginástica da AD Sanjoanense, saiu de Leça do Balio, em Matosinhos, como uma honrosa menção de prata, naquela que foi a sua primeira exibição em encontros de Ginástica para Todos (GPT).
O II Encontro GPT de 2025, organizado pela Associação Parábola Fantástica, em parceria Associação de Ginástica do Norte, vai ficar na memória da secção de Ginástica da AD Sanjoanense pelos melhores motivos. As atletas alvinegras estrearam-se em eventos da categoria na prova realizada em Leça do Balio e saíram de Matosinhos com uma honrosa menção de prata, que comprova a qualidade da exibição apresentada.
“As menções no GPT surgem como uma espécie de medalhas que são dadas às equipas que participam na exibição e a sua atribuição respeita um conjunto de fatores: união, espírito de equipa, amizade, criatividade, originalidade, beleza, ligação entre os atletas, postura, disciplina e inclusão social”, explicam a treinadora Maria João Paixão e a professora Vera Mota.

As responsáveis pela secção lembram que “esta é uma variante da Ginástica que faz compreender e ter a consciência de que a mesma é para todos” e que “faz-nos ter a consciência de que a Ginástica poderá estar presente durante toda a nossa vida como um desporto saudável, à semelhança do que acontece, por exemplo, com a natação”.
Naturalmente satisfeitas com o desfecho, Maria João Paixão e Vera Mota admitem que “a menção de prata teve um sabor especial” para cada uma delas e também “para as atletas”, especialmente porque “foi a primeira vez” que a Ginástica da AD Sanjoanense participou neste tipo de exibição.
“Já tínhamos sido convidadas para o primeiro GTP do ano, que tinha sido organizado pela Associação de Ginástica do Norte, em conjunto com o Clube A4, em Arrifana, mas dessa vez não conseguimos estar presentes. Para as nossas atletas de exibição, foi um grande incentivo para que continuem cada vez mais a trabalhar para serem cada vez melhores. Tudo isto resulta de treinos intensos, dedicados e com muita paixão à mistura. Tudo é possível, basta que exista essa dedicação”, concluem.