Desporto

“Um dos maiores eventos desportivos já organizados no concelho”

• Favoritos: 34


Perto de meio milhar de atletas de duas dezenas de países competiram no Pavilhão das Travessas durante o último fim de semana. A organização pertenceu à European Judo Union e à Federação Portuguesa de Judo, que contaram com o apoio da Câmara.

No último fim de semana, o Pavilhão das Travessas foi palco de uma competição internacional que o presidente da Câmara de S. João da Madeira classifica como “um dos maiores eventos desportivos já organizados no concelho”, Tratou-se da  Taça da Europa de Cadetes de Judo — ou “Millenium Team Cadet European Cup” —, um evento que reuniu cerca de 500 jovens atletas oriundos de 22 países, números que, segundo Jorge Vultos Sequeira, revelam “elevada qualidade e competitividade”.
Ao longo dos dois dias da prova, “o Pavilhão das Travessas demonstrou, mais uma vez, ser uma infraestrutura de excelência, oferecendo condições técnicas e logísticas que o posicionam entre os melhores equipamentos do país para acolher eventos desta envergadura”, acrescentou o autarca, num balanço à imprensa, no qual destacou que a versatilidade desse recinto desportivo “permitiu uma organização eficaz e uma experiência positiva tanto para os atletas como para o público”.
Com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira e de diversas outras entidades, a organização foi European Judo Union e da Federação Portuguesa de Judo, às quais o edil deixou “um agradecimento especial” pela opção por S. João da Madeira para a realização da competição, destacando a “boa articulação que mantiveram com a Câmara Municipal, o que foi decisivo para o sucesso do evento, ao longo do qual prevaleceu o desportivismo, a competição saudável, o convívio e a partilha”.

Presença de Rosa Mota e do secretário de Estado do Desporto

Salientando a presença, no último dia, de Rosa Mota, antiga campeã olímpica da maratona e vice-presidente do Comité Olímpico Português, Jorge Vultos Sequeira realçou também a participação de um “elevado número de atletas, treinadores, árbitros, dirigentes e respetivas famílias”, o que, para além da vertente desportiva, teve “um impacto muito positivo na dinâmica económica local”, designadamente ao nível do comércio, hotelaria e restauração.
Para o autarca, “esta iniciativa confirma o acerto da aposta contínua da Câmara Municipal em promover S. João da Madeira como um palco de referência para eventos desportivos de elevada qualidade, com especial foco nos escalões de formação”. Considera ainda que, dessa forma, “cumpre-se o objetivo de aproximar a comunidade da prática desportiva e de proporcionar o acesso do público a eventos de diferentes modalidades”.
A atestar a importância do evento esteve igualmente a presença, no 1º dia, do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, traduzindo, de acordo com a Federação Portuguesa de Judo, “um sinal de apoio para a continuidade do trabalho” que a instituição “tem vindo a desenvolver na realização de provas internacionais em escalões de formação”. Essa é “uma aposta sólida e de longo prazo que tem proporcionado aos jovens judocas portugueses uma oportunidade única de competir ao mais alto nível europeu, em casa”.

FOTOS: Paulo Porfírio | European Judo Union
34 Recomendações
825 visualizações
bookmark icon