Desporto

“Trail do Chapeleiro” nasce com a ambição de vir a ser uma referência na região

• Favoritos: 16


Já estão abertas as inscrições para a corrida e caminhada que se vão realizar no início de setembro, com partida e chegada no Parque do Rio Ul. A organização pretende que o “Trail do Chapeleiro” seja uma referência na cidade e na região.

Aquela que será a primeira edição do “Trail do Chapeleiro” foi apresentada esta semana no Parque do Rio Ul, espaço verde municipal onde, no próximo dia três de setembro, vão ter lugar a partida e a chegada da corrida e da caminhada que fazem parte desse novo evento desportivo de S. João da Madeira.
José Fonseca, chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal, Rodolfo Andrade, presidente da Junta de Freguesia, e José António Rodrigues, do grupo de amigos “Pupilos do Zé-Tó”, deram a conhecer o evento, que é uma organização tripartida entre essas entidades. O objetivo passa por colocar de pé uma prova de atletismo com características diferentes de outras que se realizam em S. João da Madeira e que passará também por território dos vizinhos concelhos de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis.
Inserido “na política de desenvolvimento desportivo da cidade”, este trail vem complementar a oferta de outras iniciativas de corrida realizadas na cidade, como são os casos o Running Parque e o Grande Prémio de Atletismo Alberto Batista. A ideia é criar condições para a nova prova “ganhar dimensão e projeção”, sensibilizando para a prática de exercício físico e divulgando um “parque urbano de excelência”.
Não sendo possível ainda quantificar o investimento autárquico no evento, dado que, eventualmente, as inscrições na prova poderão cobrir as necessidades, certo é que, de acordo com a organização, a cidade também sai a ganhar em termos promocionais e de projeção da sua imagem, até porque o evento tem o nome associado a um “elemento característico identitário” de S. João da Madeira como é o chapéu. Aliás, os vencedores vão receber um exemplar semelhante aos que eram usados pelo poeta Fernando Pessoa, para além de prémios monetários.

“Promoção do desporto, do bem-estar e da saúde”

“Nós achamos que a promoção do desporto, do bem-estar e da saúde é algo que deve estar nas agendas das autarquias e nesse sentido tínhamos a ambição de fazer um evento desportivo”, começou por dizer, por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, na conferência de empresa que decorreu na última terça-feira, dia 30, na Casa da Natureza, assumindo a ambição da organização de fazer do “Trail do Chapeleiro” um “evento de escala regional e eventualmente até à escala nacional”.
A expectativa positiva é partilhada pelo rosto dos “Pupilos do Zé-Tó”. Confiante de que este trail será “o primeiro de muitos”, José António Rodrigues – o bem conhecido agente “Tonecas”, do programa “escola Segura da PSP” – assegura o que está em preparação vai resultar “uma prova engraçada” e num “dia diferente”, em que vai haver lugar para todos: para os que correm, para os que preferem apenas caminhar e também para quem pretender apenas conviver.
E haverá ainda diversões para os mais novos: “Os pais podem trazer as crianças porque vamos ter um insuflável onde elas podem estar a brincar com uma equipa credenciada a tomar conta delas”, antecipou, acrescentando esperar “um bom número” de participantes: “Nós calculámos à volta de 300 pessoas, mas eu acho que vamos ter muito mais”. E deixou a convicção de que estarão reunidos “todos os ingredientes para poder fazer uma boa festa”.
Como foi revelado nesta apresentação do “Trail do Chapeleiro”, as inscrições já estão abertas online, na plataforma Lap2go, tendo, até ao final de julho, um custo de sete euros para a participação na corrida e cinco euros para a caminhada. Em agosto, esses preços passam a ter um aumento de dois e de um euro, respetivamente.

16 Recomendações
243 visualizações
bookmark icon