Desporto

Seniores femininas voltam a vencer na Liga Betclic num fim de semana agridoce para a equipa masculina

• Favoritos: 18


Equipa orientada por Inês Peres somou o terceiro triunfo em cinco jogos no escalão maior do basquetebol feminino nacional, na receção ao CAB Madeira (71-64). Equipa masculina venceu pela primeira vez no CN1, em casa do FC Gaia (60-89), mas cedeu em casa para a Taça de Portugal frente ao Carnide Clube (78-84).
Foi um fim de semana prolongado que começou bem e podia ter acabado melhor para o basquetebol alvinegro. Na tarde de sexta-feira, as equipas seniores feminina e masculina voltaram a vencer na Liga Betclic e no CN1, respetivamente, fazendo bom proveito do feriado.
Na receção ao CAB Madeira, que chegou a S. João da Madeira com quatro derrotas no mesmo número de jogos, até foi o conjunto insular a começar melhor, chegando ao final do primeiro quarto com uma vantagem de seis pontos (14-20). Contudo, a reação da AD Sanjoanense não se fez esperar e, ao intervalo, o resultado já se havia invertido, com a turma local a regressar aos balneários na frente (37-33).
Num duelo pautado pelo equilíbrio, como se comprovou pelo terceiro parcial (16-16) Schekinah Bimpa voltou a destacar-se, somando 24 pontos, nove ressaltos e cinco assistências, mas as madeirenses não desarmavam e disputaram o jogo até ao soar da buzina.
Ainda assim, a AD Sanjoa­nense manteve-se firme no jogo e, com nova vantagem de três pontos no último período (18-15), fixou o resultado em 71-64 e confirmou a terceira vitória em cinco jogos na Liga Betclic Feminina, alcançando o quarto lugar com oito pontos, em igualdade pontual com União Sportiva e Quinta dos Lombos, e com menos um ponto que o SL Benfica, segundo classificado, e menos dois que o Esgueira, que lidera a prova.
Mele Finau, com 13 pontos e sete ressaltos, esteve também em evidência, seguida de Joana Arieiro, que contou 12 pontos e seis ressaltos, e Carolina Anacleto, que contribuiu com quatro pontos, 10 assistências e dois ressaltos.
O próximo duelo das seniores femininas está agendado para 17 de novembro, pelas 16h30, em casa da AD Vagos.

Seniores masculinos venceram no CN1, mas caíram na Taça de Portugal

Também na sexta-feira, pela mesma hora, a formação sénior masculina visitou o reduto do FC Gaia, de onde saiu com o seu primeiro triunfo na edição 2024/2025 do CN1.
Apesar do primeiro quarto menos conseguido (24-20), os três períodos seguintes foram de domínio absoluto para os comandados de Vítor Barbosa, que, com parciais de 14-20, 11-21 e 11-28, afirmaram o seu basquetebol e se lançaram para uma vitória com muito boa margem (60-89).
Depois das derrotas diante de Académica de Coimbra e GD Gafanha, nas duas primeiras jornadas, os homens de S. João da Madeira celebraram a primeira - e merecida - vitória na prova, para a qual muito contribuiu a exibição estrondosa de Gil Silva, com 28 pontos, seis ressaltos, cinco assistências e seis roubos de bola.
Augusto Silva, com 12 pontos, 12 ressaltos e dois roubos, esteve também em destaque, seguindo-se Abraham Irazabal (17 pontos, seis ressaltos, seis assistências e dois roubos) e Afonso Santos (16 pontos, seis ressaltos, três assistências e três roubos).
Apesar de motivado pela estreia a vencer no campeonato, o conjunto alvinegro não conseguiu transferir tudo o que de bom fez na sexta-feira para o duelo de domingo e caiu na 1.ª Eliminatória da 2.ª Fase da Taça de Portugal, na receção ao Carnide Clube.
O arranque até foi auspicioso, com um parcial de 32-15 a favor da AD Sanjoanense, mas o segundo e terceiro quartos revelaram-se difíceis e trouxeram duas desvantagens por margens consideráveis (15-29 e 13-23).
Ainda assim, os homens de S. João da Madeira entraram para a etapa final a apenas sete pontos do adversário e a poder ambicionar novo triunfo, mas não foram além de uma vantagem mínima (18-17) que fixou o resultado em 78-84.
Apesar do desaire, Abraham Irazabal destacou-se com 26 pontos, cinco ressaltos, duas assistências, dois roubos e dois desarmes, seguindo-se Gonçalo Neves, autor de 16 pontos, quatro ressaltos e cinco assistências. Gil Silva, por seu lado, somou 14 pontos e dois roubos, enquanto Augusto Silva terminou o jogo com 10 pontos e seis ressaltos.
No próximo domingo (10 de novembro), a AD Sanjoanense viaja até Coimbra, onde defrontará o Olivais FC pelas 18h30, em jogo da 4.ª jornada do CN1.

18 Recomendações
100 visualizações
bookmark icon