Desporto

S. João da Madeira prepara-se para o Andebolmania 2025 com reforço solidário e sustentável

• Favoritos: 35


De 16 a 19 de abril de 2025, regressa às ruas e pavilhões de S. João da Madeira, um dos maiores torneios internacionais de andebol de formação em Portugal. O evento contará com mais de 160 equipas oriundas de Portugal e Espanha

Após o sucesso da Golden Edition em 2024, que marca o centenário da Associação Desportiva Sanjoanense (ADS), a edição deste ano promete reforçar o impacto solidário e ambiental. Pedro Coelho, presidente da Associação Andebolmania, em entrevista ao jornal Labor, afirmou “Vamos reforçar a vertente solidária e continuar a trabalhar na redução da pegada ecológica”.
No ano anterior, o torneio realizou ações como peditórios para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, distribuição de sobras alimentares para instituições locais e apoios aos diversos agrupamentos escolares, com ofertas que incluíram computadores e equipamentos diversos. Em 2025, a associação encontra nos seus planos, expandir essas mesmas iniciativas, incluindo uma possível parceria para reduzir o uso de plástico no próprio acontecimento.
Os jogos serão realizados em 12 espaços distintos, incluindo escolas e pavilhões de S. João da Madeira e concelhos vizinhos, como Arrifana e Cesar. Mais de 400 jogos estão previstos, com destaque para a qualidade das infraestruturas e a logística aprimorada.
O presidente da Associação Andebolmania adiantou que este ano, se encontram mais adiantados na organização, pormenor que os permitirá dedicar mais tempo à parte lúdica do torneio. Entre as novidades, está a possibilidade de centralizar as refeições numa tenda gigante nas traseiras do Pavilhão das Travessas, agilizando o serviço e proporcionando um maior conforto às equipas vindouras.
Mais do que beneficiar apenas o desporto, o Andebolmania ampara também o comércio e o turismo locais. Em 2024, o torneio movimentou cerca de 6.000 pessoas, entre atletas, staff e acompanhantes, levando até à lotação esgotada dos hotéis da região. Apesar das limitações logísticas, a organização considera a possibilidade de expandir o evento para além das fronteiras do concelho, mantendo S. João da Madeira como epicentro.
Um evento desportivo que continua a afirmar-se como um dos torneios mais relevantes do país, reconhecido pelo convívio entre atletas nacionais e internacionais e pela excelência desportiva. Com árbitros de topo e um forte compromisso social, o torneio promete, mais uma vez, ser um exemplo de como o desporto pode unir competição, diversão e impacto positivo na comunidade.

Foto de arquivo
35 Recomendações
946 visualizações
bookmark icon