O Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, organizado pela Federação Portuguesa de Natação e realizado nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril no Complexo de Piscinas do Jamor, contou com a presença de 736 nadadores de 96 clubes.
A ADS/Fepsa, que, com Rafael Costa Bastos, participou no Campeonato de Juvenis B – para nadadores nascidos em 2010 –, sabia o que estava em causa: uma competição difícil e com adversários de bom nível, pois todos eles tiveram de cumprir com prestações de admissão bastante seletivas.
Rafael, assumindo perspetivas realistas, chegou determinado a Oeiras. A competição começou com os 50 metros livres, uma prova rápida, onde praticamente não há espaço para falhar. Havia confiança e motivação para dar boa luta e, num rasgo que durou 25.56”, Rafael conquistou a prata da prova, um resultado muito positivo.
No segundo dia de provas, foi a vez dos 50 metros costas. O 5.º lugar, no geral, não foi tão bom, mas a entrega foi a mesma e o valor pessoal foi melhorado (30.45 segundos), a equipa estava no campeonato e lá ia continuar. No terceiro dia, os 200 metros livres designavam outro tipo de dificuldades. A determinação e o significado eram os mesmos, mas o esclarecimento mental foi adaptado para uma prova mais longa. Mais uma vez, uma natação sólida, consistente e capaz de suportar adversidades. A pista 9 era convictamente da natação da ADS e do desempenho do Rafael, valendo um 8º lugar com 2:09”.
Já no quarto dia, foi a vez dos 100 metros livres. Na prova estava inscrita a trupe mais rápida de nadadores juvenis de Portugal. Protocolos de ativação, peregrinação pela órbita táctica, consolidação muscular, visualização da prova. Respirar fundo e convicção. Alguns instantes na câmara de chamada… e a prova começou: os 26.92” da metade da prova já foram de si muito bons, mas esta não estava ainda resolvida. Rafael Bastos saiu da parede de viragem 0.5” atrás do 3.º lugar e, num esforço de recuperação muito bem configurado, viria a parar o cronómetro com apenas 0.04” de diferença. Não foi ao pódio por uma diferença muito ligeira, mas valeu como uma experiência de completude.