
Foi no soar do gongo que a AD Sanjoanense somou o primeiro triunfo na presente edição da Liga 3. Depois de dois jogos em que deixou fugir os três pontos nos descontos, os comandados de Filipe Gonçalves viram a sorte sorrir-lhe na reta final em S. João de Ver.
O encontro começou com equilíbrio natural de um jogo de Liga 3, mas com ligeiro ascendente da AD Sanjoanense, que ia conseguindo gerir os vários momentos e ter um melhor controlo da posse de bola.
Oportunidades claras, essas, escasseavam, até ao minuto 17, no qual o conjunto alvinegro chegou com perigo à baliza contrária… e marcou. Janico, desde o lado direito do ataque, fez um cruzamento teleguiado e encontrou a cabeça de Luís Pinto que, ao segundo poste, não vacilou.
Em vantagem, a AD Sanjoanense manteve a toada e, dez minutos depois, voltou a ameaçar, dessa feira por Ronaldo, num remate em zona central que passou por cima.
Apesar de jogarem em casa, os locais demoraram a reagir e a resposta só apareceu já depois da meia-hora. João Victor apareceu bem em zona central e, com espaço, atirou para grande defesa de Marco Pereira, que ainda viu a bola desviar num colega.
Antes do descanso, nova investida do SC S. João de Ver, dessa feita por Berna, num remate à meia-volta ao lado, com o triunfo pela margem mínima, mas justificado, a manter-se a favor dos homens de S. João da Madeira.
O início da segunda parte foi diferente do que havia acontecido até então. A formação da casa aumentou a intensidade do seu jogo e foi procurando desde logo inverter o contexto, tendo demonstrado eficácia, já que, nove minutos após o reatar, Rafa aproveitou um canto largo para, ao segundo poste, restabelecer a igualdade.
O SC S. João de Ver cresceu no jogo e conseguia estar mais próximo do último terço, mas foi encontrando sempre resistência da AD Sanjoanense, que a espaços conseguia chegar também com relativo perigo ao ataque. Jota, aos 70 minutos, atirou para defesa atenta de Raphael Mello, antes de Liberal, aos 83, ter visto um remate em zona perigosa desviado pela ação de um defesa adversário.
Com a aproximação dos minutos finais, nenhuma das equipas queria abrir mão dos pontos, mas foi a AD Sanjoanense que saiu a sorrir. E de forma um tanto ao quanto poética, já que, depois de dois jogos em que deixou escapar os três pontos na compensação, acabou agora por garantir o triunfo dessa mesma forma.
Após mau passe de Bechou, Liberal segurou bem, virou e encontrou Jota com um excelente passe. Na cara de Raphael Mello, o extremo não tremeu e atirou de pé esquerdo para a vitória, deixando equipa e adeptos em delírio.
O apito final soou pouco depois e confirmou a primeira vitória da AD Sanjoanense na presente edição da Liga 3, na antecâmara da estreia na Taça de Portugal, na próxima semana, em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda.

