Desporto

Miguel Oliveira (SJM-SUB) teve nota alta

• Favoritos: 32


O evento contou com a presença de 70 atletas, oriundos de 21 países, onde pontuavam os nomes mais sonantes da modalidade, alguns deles campeões mundiais.

O atleta da SJM-SUB, Miguel Oliveira, campeão nacional em título de Mergulho em Apneia Indoor, foi um dos selecionados para fazer parte da equipa que representou Portugal no “nOxyCup 2023 - Hungarian Open Indoor Freediving”, em Budapeste (Hungria), nos dias 04 e 05 de novembro.
O evento contou com a presença de 70 atletas, oriundos de 21 países, onde pontuavam os nomes mais sonantes da modalidade, alguns deles campeões mundiais.
As provas de Mergulho em Apneia Indoor são constituídas por três disciplinas – STA (apneia estáticas), DNF (natação em apneia sem barbatanas) e DYN (natação em apneia com barbatanas) – e é o somatório das performances realizadas pelos atletas que define a sua classificação. Na prestação das três disciplinas, o atleta da SJM-SUB estabeleceu novo recorde pessoal, ficando muito perto de bater o recorde nacional (112 m.), ao conseguir a marca de 110 metros, na disciplina DNF. Nas restantes disciplinas, realizou o tempo de 3’35” em STA – longe do seu recorde pessoal (5 minutos e 6 segundos) – e 106 metros em DYN.
Na classificação geral, Miguel Oliveira ficou na 16ª posição e Rui Silva (vice-campeão nacional) na 20ª, num total de 40 atletas masculinos. Na classificação feminina, as atletas Pilar Castilho e Joana Silva ficaram em 17º e 22º lugar respetivamente, num total de 31 atletas femininas.
De salientar a união, companheirismo e boa disposição da equipa portuguesa, que foi muito elogiada por toda a comitiva e organização do evento.
Esta foi a primeira vez que Miguel Oliveira representou Portugal. Apesar de alguns imprevistos terem condicionado a sua prestação, considerou que “foi uma experiência fantástica e muito gratificante”. No rescaldo desta importante competição, o atleta da SJM-SUB mostrou-se bastante orgulhoso e motivado para continuar a treinar, melhorar as suas prestações e “representar condignamente o clube de São João da Madeira”.

32 Recomendações
109 visualizações
bookmark icon