Futebol

Mão cheia e presença garantida na próxima fase da Taça de Portugal

• Favoritos: 62


A AD Sanjoanense capitalizou a longa viagem até Figueira de Castelo Rodrigo e não deu azo a surpresas na ronda inaugural da prova rainha do futebol português.
Foi uma tarde proveitosa, a da AD Sanjoanense, no jogo de estreia na Taça de Portugal 2024/2025. Os comandados de Filipe Gonçalves assumiram o favoritismo e golearam o Ginásio Figueirense (5-0).
O resultado começou a ser construído bem cedo. Aos 7’, Rafa Gomes deu o primeiro aviso, obrigando Nuno Alves a defesa de recurso, e, na sequência, Nando aproveitou um canto desde a direita do ataque para, na entrada da pequena área, abrir a contagem.
Com domínio absoluto, os homens de S. João da Madeira voltaram à carga nos minutos seguintes. Rafa e João Couto viram o golo negado por cortes providenciais de adversários, antes de Liberal, servido por João Couto, ter falhado o desvio por pouco.
O avançado não marcou aí, mas fê-lo logo depois. Com 40’ jogados, e após boa combinação ofensiva, atirou para uma primeira defesa de Nuno Alves, aproveitando a recarga para fazer o segundo da AD Sanjoanense.
A vantagem ao intervalo era mais que justificada e na segunda parte a tendência manteve-se. Semedo foi o primeiro a visar a baliza, primeiro num remate para defesa segura de Nuno Alves e, depois, obrigando o guarda-redes a grande defesa.
Seguiu-se Jota, com um remate de pé esquerdo a testar o guardião contrário antes de novo festejo. Com o relógio a marcar 65’, Liberal surgiu pela direita e colocou a bola na área, onde apareceu Semedo a desviar para o 3-0.
A resposta do Ginásio Figueirense, ainda que tímida, foi feita num lance de transição. Fábio Pina apareceu em posição de finalizar, mas Nando, com um corte fantástico, manteve a baliza à guarda de André Duarte inviolada.
Não deu golo de um lado, voltou a dar do outro. João Couto, pela direita do ataque, encontrou Liberal e o ponta-de-lança, em zona central, fez o bis e aumentou a contagem.
O ascendente manteve-se até aos minutos finais e resultou em novo momento de festejo. Depois de já ter assistido, João Couto surgiu na cara de Nuno Alves e ficou o resultado, confirmando a segunda vitória consecutiva da AD Sanjoanense e a passagem à próxima ronda da Taça de Portugal.
Na próxima semana, o conjunto alvinegro regressa a casa para defrontar o Anadia FC, em jogo da 6.ª jornada da Liga 3.

62 Recomendações
275 visualizações
bookmark icon