A equipa sénior masculina de Basquetebol tinha uma missão espinhosa à entrada para a última jornada da 1.ª Fase - Zona Centro/Norte do CN1. Obrigados a vencer por 34 ou mais pontos em casa do Académico FC, que partia em melhor posição para o acesso ao grupo de subida, os comandados de Vítor Barbosa vestiram o fato de gala, garantindo uma recuperação histórica, um triunfo esclarecedor (51-93) e a presença na fase de promoção.
Se fossem necessárias mais provas, esta seria a cabal: para o Basquetebol alvinegro, não há missões impossíveis.
A equipa sénior masculina chegou à última jornada da 1.ª Fase - Zona Centro/Norte do CN1 a precisar de uma vitória por, pelo menos, 34 pontos para que pudesse garantir o acesso direto ao grupo de subida e, diante de um adversário direto, que procurava o mesmo feito, superiorizou-se de forma clara, dominando em todos os períodos do jogo e assegurando uma recuperação histórica.
Com Abraham Irazabal em absoluto destaque, ele que somou 33 pontos e 13 ressaltos, a AD Sanjoanense entrou melhor no encontro e mostrou desde cedo que pretendia batalhar pelo que parecia impossível de alcançar, chegando ao descanso com confortável margem de 14 pontos (15-23 e 14-20 nos dois primeiros quartos, respetivamente).
Motivados, os comandados de Vítor Barbosa voltaram do balneário com a mesma ambição e foram ampliando paulatinamente a vantagem, especialmente no terceiro parcial, durante o qual se manteve algum equilíbrio (14-20).
Contudo, o melhor estava reservado para a reta final. Com 20 pontos à maior no início do quarto parcial, o conjunto alvinegro percebeu que podia tornar a missão bem possível, carregou no acelerador e arrancou para 10 minutos notáveis, durante os quais dominou por completo (8-30) um Académico FC que não teve outra opção que não render-se.
Gil Silva (15 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências), Augusto Silva (11 pontos e 11 ressaltos) e Evandro Delgado (10 pontos e 13 ressaltos) estiveram também em grande evidência, completando o lote de quatro atletas que registaram um duplo-duplo. A estes juntou-se ainda Gonçalo Neves, que contribuiu com 11 pontos para a vitória alvinegra.