No último jogo de 2024, o Macieirense perdeu ao cair do pano em Válega e saiu pela primeira vez do pódio da tabela classificativa.
As equipas entraram de forma organizada, jogando maioritariamente a meio campo, e a primeira ocasião só surgiu, aos 19 minutos, quando Rui Pinho atirou por cima do alvo.
A partida decorreu de forma lenta, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques, e o intervalo chegou com o nulo no marcador.
A segunda parte teve mais motivos de interesse, onde começou a surgir um maior número de oportunidades, e, aos 55 minutos, o Válega quase marcou na sequência de um canto, porém, Vasco atirou perto do poste.
Na jogada seguinte, os visitantes responderam por Vítor que, em boa posição, não definiu o lance da melhor maneira.
A partir daqui, ambas as formações passaram a arriscar mais, começando a haver mais espaço, e por consequência apareceram os golos. O primeiro surgiu, aos 74 minutos, para a equipa da casa por intermédio de Sanches e, pouco depois, o Macieirense chegou ao empate através de Diogo, na recarga a um penálti desperdiçado por Canelas.
E, numa altura em que ambas as equipas tentavam chegar à vitória, foi o Válega, já em período de compensação, a fazer o segundo golo num contra ataque finalizado por Alex Gomes. A formação de Macieira de Sarnes, no último suspiro, ainda esteve perto de chegar novamente à igualdade, no entanto, o cabeceamento de Dani acertou na trave.
Num jogo em que valeu sobretudo pelo segundo tempo, o Macieirense não está a passar o melhor momento da época e agora segue-se a receção ao Milheiroense, num dérbi sempre muito esperado.
2ª Divisão Distrital
Válega, 2 - Macieirense, 1
Complexo Desportivo de Sargaçal em Válega
Árbitro: Pedro Almeida auxiliado por António Santos e Luís Duarte
Válega: Alex, Toninho, Sona, Vasco, Pedro Silva (Tiago Duarte 88'), Marques (Lemos 60'), Soares, Igor Pereira (Alex Gomes 60'), Rui Pinho (Sanches 73'), Ventura (Igor Matos 46') e Pedro Che (Vaz 88'). Treinador: Carlos Alberto
Macieirense: Kiki, Bernardo, Aguiar, Gustavo, Serginho, Dani, Diogo, Canelas, Francisco (Simão 71'), Kiko (Talhas 59') e Vítor (Renato 71'). Treinador: Pedro Silva
Disciplina: cartão amarelo para Sona (60') e Diogo (87'). Marcadores: Sanches (74'), Diogo (86') e Alex Gomes (90+3')