Desporto

Em Coimbra, um olhar interessante

• Favoritos: 63


Nos dias 22 e 23 de junho, a natação desportiva ADS/Fepsa foi a Coimbra, Complexo Olímpico de Piscinas, participar no Campeonato Interdistrital de Verão Juvenis, Juniores e Seniores. No evento, participaram 186 nadadores e 206 nadadoras de 42 clubes de Aveiro, Coimbra e Leiria.
A ADS/Fepsa, com Mafalda Bastos, Manuel Aguiar, Maria Rita Rosário, Marta Silva, Ricardo Campos, Rodrigo Costa, e Rúben Paiva, esteve em Coimbra bastante determinada e a viver um momento especial de satisfação. A companhia e participação do Rúben, colega de equipa de sempre, esta época a treinar, estudar e competir nos Estados Unidos da América.
Este fim de semana, a ADS/Fepsa afirmou uma determinante motivação competitiva. É necessário tratar todo o ano esta emoção, entre vicissitude e tarefas da vida, mas, logo que associada à mesma emoção dos outros participantes, todos usufruem. Melhoram o jogo e as competências. Agradável ambiente desportivo entre atletas e demais que apareceram no complexo, que, embora cansativo, valeu.
Com a Marta a vencer ouro nos 400 metros estilos, 200 metros mariposa e 100 mariposa e o Ricardo a vencer prata aos 200 metros bruços, a ADS/Fepsa trouxe para casa 4 cintilantes medalhas.
Esta é a altura da época em que acontecem mais provas em piscinas de 50 metros. Os nadadores sentem como necessário apurar os sentidos, pois configura-se uma realidade que exige novas adaptações. Já que não se pode descorar uma afinada mentalização dos sentidos. O corpo precisa reorganizar os afectos com a água, o espaço e as distâncias. Ao nosso alcance temos apenas os conhecidos paradoxos entre piscina de 25 metros, quente todo o ano, e piscina de 50 metros, ora vazia ora fria. Para quem na realidade, por muito que mereça, mas só dispõe de uma piscina de 25 metros para treinar/trabalhar, vale, ainda assim, viver e sonhar, algures, entre um longo e conformado pessimismo positivo e uma intensa e imediata superação criativa.
Ainda em expectativa positiva, afirmam-se os Campeonatos Nacionais no próximo mês de julho, para o Ricardo e a Marta no Jamor, e para o infantil Rafael Bastos em Setúbal.
Num fluxo de dias com escola, natação, família, amigos, e mais um sem fim de apelativas distracções sociais, a Natação Desportiva ADS/Fepsa é uma emoção, um conceito, um modo de estar.

63 Recomendações
428 visualizações
bookmark icon