Futebol

Dos 11 metros para a 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal

• Favoritos: 97


CD Fátima, 0 - AD Sanjoanense, 0 (2-4 grandes penalidades)

Foi com crença e muito trabalho que a AD Sanjoanense carimbou a passagem à próxima fase da Taça de Portugal em futebol. Nulo imperou até à decisão por grandes penalidades, na qual André Duarte e Nando assumiram o protagonismo (0-0, 2-4 após grandes penalidades).
Encarado com entusiasmo - não fosse tratar-se da prova rainha do futebol português -, o regresso da Taça de Portugal marcou nova deslocação da AD Sanjoanense a Fátima, a primeira desde 2005. Com algumas alterações no onze, os comandados de Filipe Gonçalves entraram bem no encontro, com nota especial para João Couto que, nos primeiros dez minutos, teve participação ativa em duas boas oportunidades: primeiro serviu Rúben Fonseca, que atirou ao lado, e depois foi o próprio a falhar por pouco a baliza, na sequência de um passe fantástico de Vitinha e de um bom pormenor para deixar para trás um defesa contrário.
Numa primeira parte de controlo quase total, Rúben Fonseca voltou a tentar a sua sorte à passagem da meia-hora, mas viu o golo negado por corte providencial de um adversário, antes daquela que foi a primeira e única tentativa de registo dos locais neste período, num remate de Martim Santos, em zona central, que passou por cima da baliza à guarda de André Duarte.
O 0-0 no descanso fazia saltar à vista alguma dificuldade de penetração no último terço, mas, para a segunda metade, os alvinegros partiram com vontade de se impor ainda mais e de surgir com perigo na zona de decisão. Rafa Gomes, logo no primeiro minuto, rematou ao lado e, minutos depois, Kiko, bem servido por Pisco, tentou finalização de recurso mas falhou também o alvo, atirando por cima.
Ainda que de forma algo tímida, o CD Fátima tentava responder tendo por base movimentos de transição e, aos 63 minutos, Tiago Silva apareceu para cabecear à entrada da pequena área, mas André Duarte controlou a trajetória sem sobressaltos.
Numa fase em que a AD Sanjoanense arriscava, já com dois avançados na frente, e que o jogo vivia de parada e resposta, Rui Santos encontrou a cabeça de Liberal com um bom cruzamento, mas o avançado não conseguiu o desvio certeiro. Logo de seguida, Diogo Gonçalves arrancou pela esquerda do ataque dos locais, numa investida individual apenas travada pela ação de Nando.
Os homens de S. João da Madeira tentavam tudo para evitar o prolongamento e os minutos finais foram de grande intensidade junto da área do CD Fátima. Jota, a oito minutos dos 90, tentou responder a um passe de Liberal, mas viu Martim Duarte segurar em cima da linha de golo, e em cima do tempo regulamentar voltou a dispor de boa oportunidade, mas rematou por cima. No minuto final da compensação, destaque ainda para uma tentativa de Rui Bruno, com um cabeceamento desviado após canto de Ricardo Tavares.
O prolongamento mostrou ser uma inevitabilidade face ao que aconteceu durante o tempo regulamentar, mas, uma vez mais, a AD Sanjoanense parecia querer assumir o destino do jogo, com Jota novamente em destaque ao receber pela esquerda do ataque para, depois, puxar para o meio e obrigar Martim Duarte a uma grande defesa.
Ataque, contra-ataque, e com uma ameaça grande à baliza alvinegra quando, com quatro minutos jogados no tempo extra, a bola bateu na trave após canto dos locais pela direita do ataque e desvio traiçoeiro na zona da pequena área.
O cansaço acumulava-se e, pese embora o maior domínio da AD Sanjoanense, as oportunidades escasseavam. Semedo, aos 10’ da segunda parte do tempo extra, ainda tentou novamente, mas o remate saiu ao lado e o nulo manteve-se até final, obrigando ao desempate por grandes penalidades.
Aí, os alvinegros não começaram bem, com Ricardo Tavares a ver o primeiro penálti defendido por Martim Duarte, mas André Duarte não tardou a aparecer, defendendo duas das quatro grandes penalidades batidas pelo CD Fátima. No momento da decisão, Nando não perdoou e carimbou a passagem da AD Sanjoanense à 3.ª Eliminatória da Taça de Portugal.
Na próxima semana, os comandados de Filipe Gonçalves viajam até à Póvoa de Varzim para defrontar o Varzim SC, em jogo da 7.ª jornada da Série A da Liga 3.


Ficha de jogo

Estádio Municipal Papa Francisco - Fátima
Árbitro: Sérgio Jesus - AF Setúbal

Fátima: Martim, Tomás (Dinis 59), Diogo, Geadas, Vieirinha, Alexandre, Marcelo (Pier Mendes 101), Tiago (Sandro 90), Martim (Francisco 80), Tiago Silva (Diogo 69), Ganso (Telmo 59). Treinador: Gonçalo Carvalho

ADSanjoanense: André Duarte, Vitinha, Nando, Rui Bruno, Rui Santos (Ricardo Tavares 77), Pisco (David 94), Ronaldo (Rúben Neves 45), Rafa Gomes (Liberal 58), João Couto (Jota 77), Rúben Fonseca (Semedo 80), e Kiko Félix. Treinador: Filipe Gonçalves

97 Recomendações
323 visualizações
bookmark icon