
O evento, que atrai tanto pessoas da cidade como dos concelhos limítrofes, consiste numa prova que percorre trilhos, caminhos e serras com partida e chegada no parque urbano do rio Ul de S. João da Madeira, com passagem por lugares próximos de outros concelhos, como Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis. “A iniciativa tem vindo a crescer ano após ano. Com a consolidação deste evento, trata-se da certeza de que foi uma aposta ganha da Junta, da Câmara e d’Os Pupilos, que sempre acreditaram neste projeto”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, Rodolfo Andrade, em declarações ao jornal ‘O Regional’.
A opinião do autarca é corroborada pelo diretor de prova, José Rodrigues. “É um balanço muito positivo, pois aumentamos o número de participantes e ainda é mais positivo porque, praticamente, todos os patrocinadores associaram-se ao evento como participantes”, contou. Entre atletas e “famílias inteiras” que estiveram presentes nas caminhadas, Rodolfo Andrade destacou a importância do evento. “É um momento não só de corrida e de desporto, mas também de camaradagem, de convívio e de brincadeira”, considerou.
A terceira edição do Trail do Chapeleiro reservou três desafios, nomeadamente um trail de 13 quilómetros, uma caminhada de seis quilómetros e uma prova de Trail Kids, com a distância de um quilómetro, para crianças dos oito aos 12 anos. Desta vez, a prova dos 13 quilómetros foi diferente. “Este ano, foi em sentido contrário em relação à prova do ano passado, o que aumentou o grau de dificuldade”, explicou José Rodrigues, enaltecendo o feedback de “cinco estrelas”, tanto dos atletas do trail como dos da caminhada. “O objetivo é chegar aos mil participantes”, acrescentou o diretor de prova.



