O antigo futebolista internacional português, atualmente treinador na ADS, foi o convidado de honra de uma cerimónia em que a autarquia distinguiu mais de 450 desportistas sanjoanenses pela conquista de títulos em 17 modalidades.
“Uma glória da nossa cidade, uma glória do nosso país”. Foi assim que o presidente da Câmara de S. João da Madeira se referiu a Carlos Secretário na Gala dos Campeões, que decorreu no último sábado, no Pavilhão Paulo Pinto.
Jorge Vultos Sequeira lembrou o “percurso desportivo absolutamente assinalável” do antigo futebolista, que regressou recentemente ao seu clube de origem - a Associação Desportiva Sanjoanense -, para integrar a equipa técnica da equipa principal.
Secretário está, portanto, de regresso à “casa-mãe”, depois de, enquanto jogador ter passado também “pelo Sporting, pelo Braga, pelo Famalicão, pelo Porto, pelo Real de Madrid e representando inúmeras vezes a nossa pátria, através da seleção nacional, sempre com níveis de desempenho excelência”, assinalou ainda o autarca.
“Percurso assinalável”
No momento em que subiu ao palco, depois de ouvir diversas mensagens em vídeo, uma das quais de Cândido Costa, conterrâneo com quem partilhou o balneário no FC do Porto, foi visível a emoção de Carlos Secretário, que recebeu das mãos do presidente da Câmara a distinção como “Campeão de Sempre”.
Esse é um reconhecimento da autarquia “pela relevância da sua carreira desportiva, cujo tem contribuído para prestigiar e projetar o nome da cidade de S. João da Madeira, de onde é natural e onde iniciou a sua vida desportiva”.
O antigo internacional português, recuperado de um AVC sofrido em agosto do ano passado, mereceu o forte e prolongado aplauso - de pé - da plateia, formada, em grande parte, por jovens campeões que estão ainda na fase inicial dos seus percursos desportivos e que veem, certamente, o antigo futebolista como uma referência, na senda de outros nomes anteriormente distinguidos como Campeões de Sempre pelo município sanjoanense.
“Terra de campeões”
Ao todo, nesta Gala dos Campeões, que contou com apontamentos de violino e dança ao vivo, foram distinguidos 454 desportistas, de 14 associações de S. João da Madeira e do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, que conquistaram títulos regionais e nacionais na época desportiva 2022/2023, em 17 modalidades diferentes.
São números reveladores de que “S. João da Madeira é uma cidade amiga do desporto” e “uma terra de campeões”, como salientou o presidente da Câmara, agradecendo a todos a “dedicação aos valores do desporto, a competição saudável, o respeito mútuo, a disciplina, a ética desportiva, o esforço, a superação e a entrega”.
Na cerimónia, foram ainda referenciados de forma especial desportistas sanjoanenses com desempenhos particularmente relevantes, alcançados, na maioria dos casos, ao serviço de clubes e associações de outras localidades. Assim, esses “Prémios aos Sanjoanenses com Mérito” foram atribuídos a Gonçalo Noites (muaythai), Inês Viana (basquetebol), Tiago Silva (snooker), Luis Catarino (basquetebol - preparador físico), Ana Rodrigues (natação), Ruben Linhares (natação), Nuno Resende (hóquei em patins - treinador) e João Mário (futebol).