
António Afonso está a liderar o Cabo Futebol Clube em S. João da Madeira
A liderar o Cabo Futebol Clube em S. João da Madeira, está um empreendedor natural de Angola, António Afonso, com um objetivo social de incluir todas as comunidades, independentemente das suas oportunidades financeiras e sociais, na vida ativa e desportiva. “Aqui em S. João são muitas as equipas desportivas e boas mas é difícil encontrar clubes com diversificação cultural na cidade”. Para alcançar este objetivo, António Afonso juntamente com os colaboradores do clube já se aliaram a vários parceiros, incluindo a Associação Horizonte e o Fundo de Vila, para promover a Taça da Paz. “Queremos expandir e abrir mais, queremos encontrar parcerias saudáveis”, destaca António Afonso. O objetivo desta iniciativa esteve em reunir várias comunidades de diferentes países que vivem em S. João da Madeira e promover um apelo de paz ao mundo, apesar de que “isto foi apenas uma pré-preparação, um piloto, uma maneira de semear aqui vários projetos inicialmente”.
António enfatizou que este “é um projeto de todos para todos e que é necessário que todos se envolvam e ofereçam a sua opinião para caminharem juntos em direção a uma realidade melhor”. No entanto, menciona igualmente a burocracia extrema dentro das várias associações da cidade, que continuam a dificultar o progresso do projeto.
Além de promover a paz, o Cabo Futebol Clube é um projeto, que recentemente se começou a intitular de escola que oferece oportunidades de educação e desporto para jovens de várias nacionalidades. Consequentemente, todos os dias os colaboradores deste clube apelam às escolas de S. João da Madeira para divulgarem a existência do mesmo aos seus alunos, professores e encarregados de educação. “Precisamos que os alunos do município saibam que existe e possam desta forma e se assim o quiserem, frequentar este movimento que já juntou alguns atletas em competições amigáveis entre nações”, acrescentou António Afonso.
António e a sua equipa esperam expandir o projeto e torná-lo num movimento mais ambicioso “estamos todos motivados para levar este clube para a frente”, promovendo não apenas a paz, mas também a educação. Com isto, os mesmos estão a preparar a segunda edição da Taça da Paz e futuramente planeiam organizar torneios intitulados como “Taça da Educação” e revela que o sonho mais ousado de António “seria levar o clube a jogar contra grandes clubes internacionais, como o Real Madrid ou o Manchester United.
Em resumo, o Cabo Futebol Clube liderado por António Afonso é um projeto social que promove a inclusão, a paz e a educação através do desporto. O clube está empenhado em levar este projeto para a frente, mas reconhece a importância da colaboração e do apoio de todos, “participar com ideias é igualmente valioso, desde que venha da positividade e que sejam conceitos construtivos. Estamos aqui e queremos dizer que precisamos de mais orientação e colaboração, temos que andar juntos de mãos dadas e pretendemos que continuem connosco e nos ajudem com o vosso conhecimento”, concluiu António Afonso, líder do Cabo Futebol Clube.
Ir para o conteúdo
