Hóquei em Patins

Brilhante Sanjoanense volta à I Divisão

• Favoritos: 72


Ac. Espinho 1 - AD Sanjoanense 7

A AD Sanjoanense está de volta à I Divisão. A precisar de uma vitória nos quatro jogos que faltavam disputar, os alvinegros resolveram logo a questão com mais uma goleada, por 7-1, na visita à Académica de Espinho. Com um pavilhão praticamente cheio e que contou com a presença de cerca de 700 sanjoanenses, a ADS confirmou uma festa anunciada, fruto do desempenho brilhante que tem tido. São 20 vitórias consecutivas, o melhor ataque do campeonato, o atual melhor marcador, a segunda melhor defesa e uma superioridade inequívoca que devolve, dois anos depois, o emblema de São João da Madeira à elite do Hóquei em Patins.
No final, a festa explodiu das bancadas para o rinque e alastrou-se ao Pavilhão dos Desportos, com a equipa a ser recebida por cerca de 500 apoiantes, fogo de artifício e muitos cânticos.
Quanto ao jogo, a ADS apresentou-se algo nervosa na primeira parte, ainda que tenha saído para o intervalo a vencer por 2-1, mas retificou no segundo tempo e não deu quaisquer hipóteses, com uma exibição de grande nível na etapa complementar a ampliar o score para números de goleada. No próximo sábado, às 18h00, há jogo, em casa, com o Marinhense. Segue-se, a 17 de abril, uma deslocação à Escola Livre, e no dia 25 a consagração desta primeira fase, diante do Académico da Feira, em casa.
O apuramento de campeão frente ao primeiro classificado da zona sul vai jogar-se a 1 de junho (primeira mão fora) e a 8 de junho.

Pavilhão Arquiteto Jerónimo Reis.
Árbitros: Sérgio Silva e Vítor Pinheiro (AP Aveiro).
ADSanjoanense: Guilherme Pedruco, João Ramalho (C), Alex Mount, Nuno Araújo e Hugo Santos. Suplentes: André Couto, Andrés Castaño, David Castaño, Rúben Pereira e José Almeida
Golos: Hugo Santos (3), Alex Mount (2) e Rúben Pereira (2).
Treinador: Reinaldo Ventura.

Reinaldo Ventura (treinador)
“É o fruto do trabalho que começou quando assinei pela ADS, da construção da equipa, da envolvência de todos os que trabalham para a ADS, dos mais próximos da equipa que ambicionam uma Sanjoanense mais estável e em crescimento sustentado. Uma equipa com uma massa adepta assim tão apaixonada tem de estar num patamar mais elevado e é isso que todos ambicionamos. Os jogadores que aceitaram entrar num projeto com um objetivo comum, acreditaram e trabalharam com humildade e um espírito comum incrível. Estamos felizes mas queremos continuar a trabalhar para atingir o segundo objetivo, que é sermos campeões nacionais da II Divisão”.

João Maia (vice-presidente para o Hóquei em Patins)
“Antes de mais, importa lembrar o treinador Tiago Sousa e respetiva equipa técnica (Telmo, Rafinha e Marco Lopes) que, na época passada, iniciaram esta caminhada de tentarmos voltar à I Divisão, em moldes diferentes, num ano em que nós próprios, Direção, percebemos o que tínhamos feito mal ao nível do planeamento, mas na altura ficou uma amizade enorme pelo Tiago Sousa, que quero recordar e enaltecer. Depois, obviamente que é necessário destacar e sublinhar o trabalho do Reinaldo Ventura e adjuntos Marco Lopes e Zé Braga, porque foi muito à custa do Reinaldo, da forma como cativa os jogadores e da imagem que tem na modalidade, que conseguimos contratar jogadores de enorme valia para fazerem esta época assombrosa que a ADS está a fazer. Parabéns à equipa técnica e aos jogadores, que são os principais obreiros, a todo o staff desde o Sr. Hernâni, fisioterapeutas, nutrição, rouparia, gabinete de comunicação, seccionistas e dirigentes. Depois, importa também lembrar todos os adeptos que infelizmente já cá não estão, especialmente os que faleceram no decorrer desta época, como o mestre Eduardo Duarte, o Sr. Lourenço, António Almeida “Malhado”, Sr. Paulo Almeida, entre outros, e que não puderam testemunhar a nossa subida.
Esta é a quinta subida da ADS desde 2000 e a terceira desde 2014, o que significa que, por uma ou outra razão, o clube não tem conseguido ficar na I Divisão durante vários anos consecutivos, como acontecia na década de 80 e 90. Portanto, precisamos de criar bases para que isso aconteça, sabendo que o próximo ano será, desde logo, muito difícil, porque vimos da II Divisão, e este ano, por exemplo, vão descer à II Divisão duas das três equipas que tinham subido em 2022/23, e isso diz bem da dificuldade que existe para os clubes que vêm da II Divisão, porque a diferença qualitativa de um escalão para o outro é cada vez maior.
Precisamos, muito, que esta onda positiva se mantenha para que a ADS seja, definitivamente, um clube de primeira e não um clube de sobe e desce. Obrigado a todos os adeptos, patrocinadores, sanjoanenses em geral pelo vosso enorme apoio. Falta-nos conquistar o título de campeão nacional para, depois, tentarmos honrar a ADS na I Divisão”.

Jorge Silva  (Diretor desportivo dos seniores masculinos)
“Esta subida começou a ser preparada em fevereiro de 2023 com a contratação do mister Reinaldo. A partir daí foi definido internamente o atleta com o ADN que pretendemos para o nosso clube. Atleta com compromisso dentro e fora do pavilhão, com capacidade de trabalho, pensando sempre no “nós” em vez do “eu”. A construção do plantel foi feita num conjunto de três regras que vamos manter para o futuro: Jogadores formados na casa, jogadores jovens com margem de progressão e jogadores com experiência de I divisão. Este conjunto de três regras fez-nos criar um grande grupo que, apesar do mau início de época, sempre acreditamos que iríamos alcançar a tão ambicionada subida que a nossa massa adepta tanto merecia.
Agora, o nosso objetivo passa por ganhar os últimos três jogos, fazer 24 vitórias consecutivas na fase regular, e sermos campeões nacionais. Depois disso, estaremos preparados para competirmos na I Divisão”.


Reinaldo Ventura renova com a AD Sanjoanense
A AD Sanjoanense anunciou, na terça-feira, a renovação de contrato com o treinador Reinaldo Ventura para 2024/25. O técnico, que já assegurou a subida de divisão, tinha acordo alinhavado para continuar e já planeava a próxima época com a Direção, ficando agora oficializado o entendimento entre as partes, isto um dia depois da tomada de posse dos novos órgãos sociais da AD Sanjoanense.
Reinaldo Ventura chegou à ADS vindo da Juventude de Viana e orienta uma equipa que leva 20 vitórias consecutivas.

 

72 Recomendações
267 visualizações
bookmark icon