João Gonçalves e Ana Garcia da Shàolín Si integram seleções nacional nos duplos europeus de Wushu e de Kung Fu na Grécia
De 10 a 16 de novembro realizaram-se os “18”h European Wushu Championships” bem como os “6t’ European Kung Fu Championships”, com a presença de 21 países e 700 atletas, em Loutraki, próximo de Atenas, na Grécia. Com pano de fundo composto pelas praias mediterrânicas e montanhas de Loutraki, bem como pelo canal de Corinto, realizaram-se em sequência os Campeonatos Europeus de Kung Fu e os Campeonatos Europeus de Wushu, provas normalmente bianuais, realizadas em anos alternados, mas que com o evento Covid-19 se encontraram, na forma presencial, suspensas por dois anos. Assim, na recuperação das edições perdidas, a EWUF – European Wushu and Kung Fu Federation decidiu realizá-las de seguida no mesmo ano e local.
Quanto aos atletas da Shàolín Si, João Gonçalves participou na disciplina de combate Qingda, nos Europeus de Kung Fu, e Ana Garcia, participou em ambos os campeonatos, competindo no de Kung Fu na disciplina de combate Qingda, e no de Wushu na disciplina de combate Sanda. Para ambos foi uma estreia nos europeus da EWUF, onde tradicionalmente a Shàolín Si participava nas disciplinas performativas de Tào Lù Tradicional e Moderno. Ana Garcia sagrou-se Vice-campeã Europeia em Sanda, tendo ainda conquistado uma medalha de bronze em Qingda.
Para os 29 atletas das seleções nacionais da FPAMC – Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas, foi uma participação produtiva com a conquista de 31 lugares nos pódios europeus, seis ouros, 14 pratas e 11 bronzes, fazendo tocar seis vezes o hino nacional em solo grego.
Face aos 26 pódios alcançados em 2019 em Moscovo, e após um contexto pandémico, foi uma boa recuperação, e evolução, colocando Portugal no terço superior dos países mais medalhados em provas europeias.
GISS – Shàolín Si