Durante os dias 10 e 11 de maio, nos quais se realizou o Torneio Regional de Fundo, Viseu recebeu 107 nadadores dispostos a fazer valer o desafio que são as provas de 1500 livres e 400 estilos. A Natação Desportiva ADS/Fepsa fez-se representar por três atletas do escalão de Juvenis: Manuel Aguiar e Rodrigo Costa, os mais velhos, e Rafael Bastos, o mais novo.
O ambiente na piscina denunciou vários semblantes de inspiração e muita diversidade na postura, entre os mais afetos ao motivo, os fundistas puros, sempre entusiasmados nestes patamares, e os mais apreensivos, os velocistas, dados a exprimir o sacrifício que estas provas longas lhes acarretam e que, por vezes, ingenuamente, nem dão grande contributo.
A ADS/Fepsa, que, nestes climas tribais (pessoas com o mesmo gosto pela natação) está sempre disposta a colaborar, dando o melhor que tem, e também a competir com vontade de superação, vai a estes encontros, sobremodo, para colher experiências, frutos e ensinamentos de forma meticulosa. Ao colher o suficiente, teremos uma compreensão mais profunda e, logo, entendemos que não basta ser mais forte e mais rápido singularmente, dado que, para ir mais alto ou ir mais longe, depende muito do plano que tivermos. Nesse sentido, é ainda preciso delinear um bom trajeto e ter um bom coração para apreciar a paisagem em geral. Ensinamento distinto: Natação só há uma e amá-la é a toda ela, inteira e indivisa.
Entre muitas outras coisas, temos também as somas de placard, uma espécie de estrutura hierárquica que sempre se monta no fim de qualquer destes encontros e que, grosso modo, serve o propósito de envolver todos os demais que gostam de Natação e gostam de resultados: em Juvenis A, Manuel Aguiar trouxe o ouro e Rodrigo Costa trouxe a prata; e em Juvenis B, Rafael Bastos alcançou o bronze.
O fim-de-semana foi positivo. Pensámos um pouco mais na nossa identidade tribal, no que nos faz semelhantes e no que nos faz completamente diferentes. Quisemos mesmo aprender. A Natação até pode ser um entretenimento, mas exige foco e discernimento e tudo isto tem implicações no futuro das nossas vidas.