Não foi um fim de semana feliz para as Guerreiras de Negro, que viram interrompida uma série de três triunfos consecutivos na visita a S. Julião do Tojal, num encontro em que foram muito castigadas pelas bolas paradas.
Depois de um arranque equilibrado, a APAC Tojal abriu o ativo a cerca de oito minutos do descanso, na sequência da repetição de um primeiro penálti falhado por Sara Fernandes, que não desperdiçou a segunda chance.
Em vantagem, as locais estavam mais confortáveis e voltaram a festejar com dois minutos por jogar na primeira parte, novamente de bola parada, quando Macarena Astorga converteu um livre direto após cartão azul a Maria Barbosa.
A reação alvinegra foi rápida, mas, já em cima do intervalo, Catarina Costa viu Rita Albuquerque defender um penálti e evitar a aproximação no marcador.
Não reduziu a AD Sanjoanense/Delba, aumentou a APAC Tojal, por intermédio de Mariana Astorga, logo nos minutos iniciais da etapa complementar.
No mesmo minuto, Inês Florêncio viu cartão azul, mas Joana Teixeira viu Rita Albuquerque voltar a brilhar na baliza, travando, por breves instantes, as aspirações de recuperação. Isto porque, com 20 minutos por jogar, Catarina Costa fez o gosto ao stick, encurtando a distância.
Contudo, o golo não trouxe efeitos práticos, já que, cinco minutos volvidos, Macarena Astorga voltou a aparecer, confirmando o hat-trick e devolvendo às visitadas os três golos de vantagem.
Ainda assim, a AD Sanjoanense/Delba não se rendeu e reentrou no jogo com dois minutos de muita qualidade, período durante o qual Catarina Costa respondeu à adversária, ao registar o seu segundo e terceiro tentos no jogo, deixando a diferença na margem mínima.
Naquele que foi o seu melhor período, as alvinegras procuravam um resultado positivo, mas foram as locais que voltaram a festejar, colocando praticamente um ponto final no jogo com novo tento de Macarena Astorga.
Até final, nota para mais um livre direto desperdiçado por Macarena Astorga, com Catarina Viola a negar-lhe o golo após cartão azul mostrado a Bárbara Marques.
Apesar do desaire, a AD Sanjoanense/Delba mantém o 2.º lugar da Fase Regular do Campeonato Nacional Feminino, com 24 pontos.
Com máxima ambição para a Final Four da Taça de Portugal
Segue-se, para a AD Sanjoanense/Delba, a Final Four da Taça de Portugal feminina, prova em que terá pela frente, na meia-final, a AE Física D., atual terceira classificada da Taça Nacional.
A fase decisiva da competição será disputada no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão e o conjunto alvinegro parte para a mesma com máxima ambição.
"Queremos ser uma presença cada vez mais assídua nas decisões dos troféus em Portugal, e é com esse objetivo que partimos para esta Final Four: lutar pela conquista da Taça de Portugal", sublinha o diretor desportivo Edgar Pinho, apelando à presença dos adeptos Sanjoanenses em Vila Nova de Famalicão:
“Esta época já demonstrámos várias vezes que S. João da Madeira e os adeptos da AD Sanjoanense são apaixonados por Hóquei em Patins e garantem um ambiente sem igual em Portugal.
O que esperamos nesta fase da época, é que continuem ao nosso lado e que acreditem tal como nós que é possível escrever mais uma página dourada na História do nosso Clube”.
O duelo da meia-final, frente à AE Física D., está agendado para sexta-feira, pelas 21h30. A final será jogada no sábado, pelas 20h00.
Os bilhetes já estão disponíveis para venda no site da MEO Blueticket.