Triunfo (4-1) foi construído com reviravolta na segunda parte. Hugo Santos esteve em destaque ao apontar um hat-trick.
O desafio esperava-se difícil e não fugiu às expectativas. No arranque da segunda volta do Campeonato Placard, a AD Sanjoanense repetiu a façanha do jogo inaugural da época, voltou a bater o SC Tomar, desta feita no Caldeirão, e "colou-se" ao 6.º lugar, em igualdade pontual com a Juventude Pacense.
Ainda assim, os comandados de Reinaldo Ventura tiveram de saber sofrer, já que, depois de uma primeira parte equilibrada e do nulo registado ao intervalo, foram os forasteiros a adiantar-se no marcador. Com quatro minutos jogados na etapa complementar, Alex Mount viu cartão azul, Juanma Carrión ainda travou o livre direto de Gonçalo Neto, mas, pouco depois, Remi Herman abriu o ativo aproveitando a vantagem numérica da formação de Tomar.
O golo fez acordar a turma alvinegra e também o Pavilhão dos Desportos, que respondeu com apoio. Tanto que, oito minutos depois, o filme repetiu-se, mas na baliza contrária. Lucas Santos recebeu ordem de exclusão por dois minutos, Hugo Santos viu António Marante travar-lhe o livre direto, mas, na recarga, Nuno Araújo, servido por Alex Mount, restabeleceu a igualdade.
O equilíbrio continuava a ser a nota dominante da partida e o que se seguiu foi o desperdício de lances de bola parada em catadupa: Nuno Araújo perdeu um primeiro penálti, defendido por Marante, seguindo-se um livre direto de Hugo Santos também travado pelo guarda-redes e um outro de Lucas Santos, para os visitantes.
O empate persistia, mas a AD Sanjoanense queria escrever história diferente e chegou mesmo à vantagem quando faltavam jogar pouco menos de cinco minutos. Em powerplay, os alvinegros aumentaram a pressão junto da baliza contrária e João Ramalho serviu Hugo Santos, que atirou para a reviravolta.
Com o pavilhão em polvorosa, os pupilos de Reinaldo Ventura aproveitaram o embalo e, menos de 20 segundos depois, voltaram a festejar, novamente por Hugo Santos, que deu a melhor sequência a um bom passe de Nuno Araújo.
Em claro momento ascendente, e com um Hugo Santos de stick quente, a AD Sanjoanense aproveitou ao máximo e não tardou a voltar a festejar. A dois minutos do apito final, Alex Mount encontrou também o avançado, que não perdoou, selando o hat-trick e confirmando uma importante vitória.
No domingo, os pupilos de Reinaldo Ventura visitam o reduto do Famalicense AC, pelas 16h00, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal.