Desporto

AD Sanjoanense faz regressar a única classe de Veteranas de Ginástica Rítmica em Portugal

• Favoritos: 21


A secção de Ginástica da AD Sanjoanense fez regressar um escalão muito especial e inédito em Portugal. A classe de Veteranas, composta por 16 atletas a partir dos 22 anos, vai ao encontro da vontade comum e tem como objetivo principal a constituição de “um grupo em que exista um bem-estar muito grande e através do qual as atletas possam desfrutar de momentos que lhes trazem à memória a sua infância”.
“A secção de ginástica da AD Sanjoanense desde sempre existiu com uma missão muito especial, mesmo quando tinha classes de competição. A vasta faixa etária, que vai dos 3 aos 67 anos, já por si traz um legado de ternura e amor. Nesta secção do Clube, muitas atletas entram aos 3 anos e saem apenas para irem para a faculdade, regressando posteriormente, daí a vontade da criação de um grupo de veteranas, há muito pedida por atletas antigas. Além disso, 90% das atletas existentes na ginástica são filhas, sobrinhas e primas de atletas que já por cá andaram, o que não deixa de ser também muito interessante e um orgulho muito grande para quem trabalha com elas”, explica Maria João Paixão.
Segundo a responsável da secção, também ela antiga atleta do Clube e treinadora há 48 anos, “a criação da classe das Veteranas foi a concretização de um sonho iniciado em 2017/18, nessa altura com a maior parte do grupo a ser composto por antigas atletas de competição e exibição”.
Posteriormente, a pandemia de COVID-19 obrigou a uma pausa, tendo a atividade sido retomada agora com “16 atletas veteranas, com idades a partir dos 22 anos e sem limite”.
“As suas capacidades são incrivelmente demonstradas porque estão todas guardadas na memória celular. “Acordar” muitas dessas capacidades permite-lhes, como adultas, entender e ter consciência de que a idade não conta, porque somos capazes de ir a essa memória trazer muitas qualidades físicas e despertá-las no presente. Pela visão da treinadora, com estas atletas é muito fácil trabalhar aparelhos visto que o manuseamento dos mesmos é muito mais maduro devido ao facto de serem adultas”, aponta Maria João Paixão.
Satisfeita pelo trabalho desenvolvido, Maria João Paixão destaca ainda que “a AD Sanjoanense tem o orgulho de poder ter na sua secção Ginástica o único grupo de Ginástica Rítmica de Veteranas em Portugal”.
“Existem algumas veteranas, a título individual, mas em grupo são únicas. Todas elas são um orgulho e um exemplo de dedicação, perseverança, coragem e acima de tudo muita paixão por esta modalidade, considerada a mais bela do mundo”, conclui.

21 Recomendações
248 visualizações
bookmark icon