No último jogo da 1.ª volta, a equipa alvinegra recuperou de um início menos conseguido e trouxe um ponto importante de casa dos arsenalistas (2-2), que até então lideravam a Série A e tinham sofrido apenas dois golos, ambos de grande penalidade.
Foi um jogo de emoções fortes aquele que fechou a 1.ª volta, com um empate que saberá a pouco a ambas equipas.
Depois de um início a todo o gás, e com apenas 10 minutos marcados no relógio, Diego Rodrigues - que já tinha ameaçado com um remate forte - serviu Vasconcelos com um excelente passe de rutura e o avançado, só com Marco Pereira pela frente, rematou pra o fundo da baliza e inaugurou o marcador.
O conjunto visitado fazia notar a sua superioridade nos minutos iniciais, mas a AD Sanjoanense respondia a espaços.
Jota foi o primeiro a tentar a sua sorte, com um remate em zona central que passou um pouco ao lado, num lance que serviu de ameaça para o que se seguiria, já que, com 35 minutos jogados, Janico colocou a bola na área e Rúben Fonseca não se fez de rogado, igualando a partida.
No entanto, o empate durou pouco, uma vez que, apenas três minutos depois, Ricardo Rei aproveitou um ressalto para se isolar e, já depois de ultrapassar Marco Pereira, voltou a dar vantagem aos locais, resultado com que se chegaria ao intervalo.
Certo é que o descanso fez bem aos comandados de Filipe Gonçalves, que voltaram do balneário com cara lavada e focados em recuperar de uma primeira parte menos conseguida.
Aos 59 minutos, Rúben Fonseca avisou, com um cabeceamento ao lado após cruzamento de Vitinha, e aos 62 voltou mesmo a festejar, na sequência de uma bela combinação do ataque alvinegro, pela esquerda, que culminou com cruzamento rasteiro de Rui Santos e finalização muito oportuna do avançado, que bisou com um remate fulminante.
Mais eficaz na pressão e a imprimir qualidade na posse e circulação da bola, a AD Sanjoanense colocava em claras dificuldades um SC Braga B que nos primeiros oito jogos da Liga 3 apenas tinha sofrido dois golos e ambos da marca do castigo máximo. E podia mesmo ter operado a reviravolta aos 69, numa investida de Rui Santos que, já dentro da grande área contrária, atirou com a parte externa do pé esquerdo para enorme defesa de João Carvalho.
Até final, nota para mais duas tentativas, uma de Yan Said e outra de Luís Pinto, para defesas atentas de Marco Pereira e João Carvalho, respetivamente, que assim seguraram o empate e a divisão de pontos no Estádio 1.º de Maio.
No próximo sábado, 2 de Novembro, a AD Sanjoanense visita Amarante para a 10.ª jornada da Liga 3, jogo que marca o arranque da 2.ª volta da primeira fase da competição.
SC Braga B - AD Sanjoanense 2-2 (2-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série A 2024/25 - Jornada 9
Estádio Municipal 1. Maio
Árbitro: Sérgio Jesus. Árbitros assistentes: Jonathan Babo e Joaquim Gato. Quarto árbitro: Daniel Pinto
SC BRAGA B: João Carvalho, Thiago Helguera (Yanis da Rocha, 69’), Diego, Jonatas, Chissumba (Leandro Dias, 63’), Yan (C), Beirão, Ricardo Rei (Ruben Furtado, 63’), André Ferreira (Gui Costa, 76’), Zé Pedro, Vasconcelos (Macedo, 76’). Suplentes não utilizados: Gonçalo Dias, João Matos, Rodrigo Silva, Afonso Duarte.
Treinador: Custódio Castro
Disciplina: cartão amarelo para Zé Pedro (26’), Chissumba (45’+1’), Beirão (90’).
AD SANJOANENSE: Marco, Janico (Vitinha, 46’), Nando, Maneta, Rui Santos, Ruben Fonseca (André Liberal, 86’), Jota (Luís Pinto, 46’), Ruben Neves (C) (Rafa, 53’), Rui Bruno, Pisco, Kiko Félix (Semedo, 86’). Suplentes não utilizados: André Duarte, Tavares, João Couto, David Peres.
Treinador: Filipe Gonçalves.
Disciplina: cartão amarelo para Rui Santos (19’), Jota (25’), Kiko Félix (59’), Maneta (72’), Luís Pinto (89’).
Golos: 1-0 (Vasconcelos, 10’), 1-1 (Ruben Fonseca, 34’), 2-1 (Ricardo Rei, 37’), 2-2 (Ruben Fonseca, 62’).
Homem do jogo: Ruben Fonseca (Sanjoanense)
Foto Comunicação ADS