A minha história, na história da equipa
Quando cheguei ao Pavilhão da A.D.S. para treinar - a convite do senhor Manuel Pinho - tinha eu 16 anos. Os meus colegas que ali se apresentaram tinham mais ou menos a minha idade, com exceção do Manuel Pinho e do Aureliano.
Estes jovens fizeram o campeonato Regional de Juniores, época 1962/63, e o nosso Treinador foi o Senhor Manuel Pinho (“Matalote”). A propósito, o Senhor MANUEL HENRIQUES DE PINHO (falecido há anos), foi o MAIOR ATLETA ECLÉTICO DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SANJOANENSE do SÉCULO XX. Foi um homem do Atletismo, Futebol, Basquetebol, Voleibol e serviu o Clube também em outras atividades. Este grande homem Sanjoanense amava apaixonadamente a sua terra e o seu clube, e foi ESQUECIDO… No meu entendimento, este Sanjoanense já merecia ter o seu NOME GRAVADO numa rua ou rotunda da nossa cidade.
Começamos a época de 1963/64, com o Campeonato Distrital de Basquetebol de Aveiro e a nossa classificação foi um desastre, pois acabamos no penúltimo lugar. Nesse tempo, jogava-se os campeonatos Centro e Norte. Como ficamos em penúltimo lugar, fomos disputar os jogos da 3ª. Divisão. O calendário ia efetuar-se por eliminatórias. Depois o que aconteceu, fomos eliminando as equipas uma a uma e chegamos à final a jogar com uma equipa do Porto, o Invicta, para decidir o Campeão nortenho. A final foi realizada na cidade de Coimbra, no ringue de Santa Cruz, onde a Sanjoanense e o Invicta disputaram o título nacional da Zona Norte. A Sanjoanense ganhou. Fomos campeões!
Não tenho registo dos números do resultado, mas sei que marquei 19 pontos e era o base da equipa. Os meus colegas, no final do jogo, pegaram em mim em ombros e deram uma volta comigo ao ringue. É verdade!
Mais uma curiosidade: no ano seguinte, época 1964/65, disputamos o campeonato Distrital de Aveiro e ficamos classificados em 2º. lugar. Este segundo lugar, deu-nos acesso ao Campeonato Nacional da 1ª. Divisão Zona Norte. Estes “miúdos” era um gosto vê-los jogar…
Atletas da esquerda para a direita: Carvalho, Luís Dias, Arlindo Moreira, Manuel Pinho(Capitão), Carlos Matos, Alberto Costa, Mário Leite, Leonel Dias, Aureliano Carvalho, Mário Azevedo, Daniel Pinho e Cândido Silva.
No centro da mesa: os senhores Lagoa(orientador do jogo), Sílvio Bulhosa (diretor da equipa), Custódio de Almeida (seccionista) e por último, o senhor Pedrinho um amigo do basquetebol.
No reverso desta foto escrevi na altura: “Almoço de festa após o jogo de basquetebol com o “Invicta” o qual vencemos e nos consagramos Campeões Nortenhos da 3ª. Divisão Nacional, época 1963/64”.
Na semana seguinte, a nossa equipa foi de autocarro para a Marinha Grande, onde jogamos a final nacional com a equipa do CDUL-Centro Desportivo da Universidade de Lisboa. Perdemos o jogo e o CDUL foi o campeão nacional e a Sanjoanense a vice-campeã.
Últimas notas: As fotos inseridas neste texto, não fizeram parte da história do Livro; “Associação Desportiva Sanjoanense – 75 anos de história (1924 – 1999).
Para os seus Autores prof. Daniel Neto e dr. Pedro Silva meus amigos de sempre; como não existiam estas fotos nos arquivos da secção, também não era possível publicá-las no livro. Eu as guardei e esperei a melhor altura no tempo, para dar conhecimento a todos os sanjoanenses através de; “A minha história, na história da equipa”.
Os 100 anos da nossa A.D.S. estão aí…!