No passado dia 9 de novembro, sábado, a Sala dos Fornos na Oliva Creative Factory foi o cenário escolhido para o 2º Encontro de Capoeira, evento realizado pela Associação Mais Orreiro (AMO) em parceria com a Associação Capoeirarte.
A abertura do evento aconteceu na noite anterior, com uma Roda de Abertura, que destacou o “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e consciencialização do cancro da próstata. Já no sábado, as atividades começaram pelas 10 horas, com “uma animada aula de Zumba que aqueceu os participantes para o que estava por vir”. O dia seguiu com aulas e palestras administradas pelos Mestres do grupo, que “proporcionaram aos participantes a oportunidade de aprimorar as suas habilidades na capoeira, aprender sobre a sua filosofia e história”, além da troca de conhecimentos pessoais.
Na parte da tarde, a Sala dos Fornos “encheu-se de familiares, amigos e amantes da capoeira, que assistiram a um espetacular show realizado por crianças e adultos do Bairro do Orreiro, alunos da Associação Mais Orreiro”, liderados pelo Professor Nuno. O evento teve a participação de Mestres, Contra-Mestres, Professores e Graduados da Associação Capoeirarte, que, junto dos atletas, “ofereceram ao público um espetáculo de altíssimo nível”, com danças, encenações teatrais, música e canto.
O “ponto alto da tarde foi a cerimónia de batizados e graduações”, em que os alunos da Associação Mais Orreiro receberam as suas novas cordas, constituindo um importante marco na sua jornada na capoeira. “A emoção estava no ar, e o encontro superou todas as expectativas, proporcionando momentos memoráveis” a todos os presentes.
A AMO, conhecida pelo seu trabalho social na vertente desportiva, reafirma o compromisso de continuar a organizar este evento anualmente, levando o nome da capoeira e de S. João da Madeira a novos horizontes. “A capoeira tem sido uma ferramenta valiosa para a Associação na promoção de valores como respeito, disciplina, cuidado com o próximo e incentivo a um estilo de vida saudável”. Além disso, “promove a união de pessoas de diferentes idades, origens étnicas, religiões, línguas e géneros”, consolidando-se como um elemento de integração e transformação social.