Depressão Helena causou queda de árvores

Depressão Helena causou queda de árvores

O mau tempo provocado pela passagem da depressão Helena pelo território nacional também causou estragos em S. João da Madeira, com registo de queda de ramos e árvores.

Ao longo da passada sexta-feira, 1 de Fevereiro, a Protecção Civil registou mais de um milhar de ocorrências relacionadas com o mau tempo em vários distritos de Portugal continental, associadas com a passagem da depressão Helena.
Em S. João da Madeira, os efeitos do mau tempo também se fizeram sentir.
Pela manhã, os serviços municipais foram alertados para a queda de duas árvores no Parque do Rio Ul, sendo que uma foi mesmo arrancada pela raiz. Pouco tempo depois do alerta, dado por volta das 10h00 e tendo coincidido com um forte trovão, já se encontrava no local uma equipa de jardineiros da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que analisaram o estado das árvores circundantes.
Segundo ‘O Regional’ apurou, os serviços da Protecção Civil da Câmara tiveram ainda registo da queda de outras três árvores, uma na Rua das Águas, outra na Rua do Parrinho e outra na zona da Ponte, junto da Cascata, esta última com registo de alguns danos materiais.
Há ainda registos de quedas de revestimentos de prédios.
Não há conhecimento do registo de vítimas resultantes das ocorrências locais.
A nível nacional, o distrito de Coimbra foi o que registou mais ocorrências, seguido de Lisboa, Viseu, Porto e Aveiro. A grande maioria das ocorrências registadas pela Protecção Civil ao longo desse dia estiveram relacionadas com a queda de árvores, de elementos de construção em estruturas edificadas e a inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa.
Em Espinho, por exemplo, a Escola Secundária Manuel Gomes de Almeida foi evacuada após perder parte do telhado do edifício administrativo na sequência de uma rajada muito forte.

Joana Gomes Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of