Debate nacional sobre a “Idade Maior” em Santa Maria da Feira

Debate nacional sobre a “Idade Maior” em Santa Maria da Feira

No próximo dia 25 de janeiro, pelas 14H30 a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebe a apresentação do projeto “Afetos Precisam-se”, uma iniciativa do Fórum Sénior de Santa Maria da Feira que, com o apoio da AMP, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, apresenta a diversidade da problemática sociológica associada à violência para com a pessoa idosa.
O projeto “Afetos Precisam-se” é um repto lançado à sociedade em geral, tendo como principal foco as crianças do 1º ciclo do ensino básico que são os verdadeiros “Cavaleiros dos Afetos” e que, segundo os dinamizadores desta iniciativa de sensibilização, são os principais e mais importantes porta-vozes no disseminar e sensibilizar para o cuidado à “Idade Maior”.
De resto, muitas são as iniciativas que envolvem este projeto e que serão apresentadas publicamente na próxima sexta-feira, nomeadamente, o envolvimento do SINCLab – Social Inclusion Laboratory da UP, cuja representação se fará pela Profª. Dra. Alexandra Serra, como moderadora do debate “Idade Maior… que presente, que futuro?”; do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, com a presença da Profª. Dra. Constança Paúl, uma das mais reputadas referências nacionais sobre a problemática do envelhecimento em Portugal e impactos sobre a sociedade de um envelhecimento não cuidado, autora e coautora das mais diversas análises e obras sobre esta temática .
Finalmente, a dar voz a esta iniciativa junta-se a banda feirense DR1VE que gravou o videoclip “Afetos à medida” para afetos sem medida,  num registo de lembrança do que somos, de onde vimos e para onde vamos, uma reflexão perfeita sobre o percurso vital do ser humano!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of