Exposições

Visita com curadora à exposição "Elevador da Glória"

• Favoritos: 94


Helena Mendes Pereira, curadora da exposição “Elevador da Glória” com obras da coleção Norlinda e José Lima, vai estar no Centro de Arte Oliva para uma visita orientada no dia 30 de novembro às 16 horas, com acesso gratuito.
A visita é seguida de uma conversa entre a curadora e o artista Miguel Januário, representado na exposição com fotografias que documentam três das suas intervenções no espaço público.
"Elevador da Glória" reúne obras de 30 artistas portugueses mais jovens, nascidos após 1974, com grande destaque para os que nasceram nas décadas de 1970 e 1980.
A coleção Norlinda e José Lima foi iniciada em Portugal em 1980 por José Lima e manteve, desde o seu início até hoje, um regime de aquisições contínuo, atento à produção artística nacional, pontuando-a com obras de artistas internacionais. Ao longo dos anos, o acervo cresceu e tornou-se um dos mais importantes núcleos artísticos nacionais.

Várias exposições patentes

Para além de "elevador da Glória", estão também patentes no Centro de Arte Oliva as seguintes exposições:
- "Ana Vieira: Cadernos de montagem", com curadoria de Antonia Gaeta, Astrid Suzano e Sofia Gomes (para ver até 9 de março de 2025)
- "Mutantes", com curadoria de Andreia Magalhães (até 27 de abril de 2025)
- "Jaime Fernandes" (até 30 de dezembro)
O Centro de Arte Oliva é um local para o contacto, conhecimento e interpretação das artes visuais dos séculos XX e XXI. É a única instituição do país a trabalhar regularmente com arte contemporânea e arte bruta/outsider.
Através da sua atividade estruturada nos projetos de exposição, programa educativo e iniciativas colaborativas, "procura tornar vital, acessível e participada a relação de todos com as artes", como se lê no respetivo site.

 

Foto DR
94 Recomendações
444 visualizações
bookmark icon