Parceria abrange domínios da investigação, exposição e formação, envolvendo o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria.
A Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Universidade de Aveiro (UA) celebraram um protocolo de colaboração que tem por objeto “enquadrar a cooperação” entre as duas entidades, “promovendo sinergias, através de iniciativas de interesse comum”, a desenvolver entre o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) daquela instituição de ensino superior e os museus do Calçado e da Chapelaria.
O documento foi assinado pelo presidente da autarquia sanjoanense, Jorge Vultos Sequeira, e pelo vice-reitor da UA para a cooperação com a sociedade, João Veloso, numa cerimónia que decorreu, na semana passada, nas instalações do Museu do Calçado, localizadas no edifício da Torre da Oliva.
A sessão iniciou-se com uma visita a esse equipamento cultural do município de S. João da Madeira dedicado a um dos principais setores de atividade do concelho e do país, cujos produtos, caracterizados por um elevado valor acrescentado ao nível do design, são exportados para todo o mundo.
Seguiram-se apresentações dos projetos já desenvolvidos em parceria pela edilidade e pela UA, tendo sido também apontados eixos orientadores para futuros projetos, em áreas como a investigação, exposição e formação, nos termos do protocolo agora assinado.
Relação “muito importante” para o concelho
Intervindo nesta cerimónia, o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, destacou que a relação entre a autarquia sanjoanense e a UA é “muito importante para o nosso concelho, que se estende a diversos domínios”, como a parceria no ensino de mandarim com “cerca de 800 crianças” a aprender essa língua nas escolas de S. João da Madeira, a participação na Sanjotec (parque de ciência e tecnologia que alberga mais de 60 empresas, que contam com cerca de 400 colaboradores) e a colaboração no Oliva Summer Camp (campo de férias formativo para jovens do ensino secundário).
A cooperação agora formalizada entre os museus do Calçado e da Chapelaria e o Departamento de Comunicação e Arte da UA constitui “um novo passo”, que envolve a criação de “oportunidades expositivas, oportunidades de investigação, oportunidades pedagógicas para a universidade e para o município”, acrescentou o autarca.
Por seu lado, João Veloso, vice-reitor da UA, mostrou-se impressionado com o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado, antes de considerar “de particular interesse” a assinatura do protocolo de colaboração com o município de S. João da Madeira, pois permitirá investigar o espólio daqueles espaços culturais e “projetá-lo para a sociedade em termos de resultados”.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3967, de 21 de dezembro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/