O Solar Condes de Resende, em Vila Nova de Gaia, inaugurou no final de outubro, a exposição itinerante do Museu do Calçado “Babuchas e as Mulheres”. O momento contou com a presença da vereadora da Cultura do Município de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, da vereadora da Ação Social e Conselheira Interna para a Igualdade do Município de S. João da Madeira, Paula Gaio, da diretora do Museu do Calçado, Sara Paiva, e da curadora da exposição e artista, Renata Carneiro.
A exposição “Babuchas e as Mulheres” foi apresentada ao público, pela primeira vez, em 2013, tendo estado, depois, em circulação em Portugal e em França, até 2016. Em 2021, assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o Museu do Calçado acolheu esta exposição e, no ano seguinte, a maior parte das obras foi doada e incorporada na coleção deste equipamento cultural sanjoanense.
Para Paula Carvalhal, trata-se de lançar um novo alerta para os crescentes atos de violência impostos sobre as mulheres árabes por sociedades historicamente fundamentalistas e patriarcais. Como refere, por seu turno, Paula Gaio, “esta exposição vem, precisamente, chamar ao foco da discussão o papel da mulher, em particular da mulher árabe, (…) mas através dos sapatos dos homens", o que "acabou por ser uma abordagem completamente inovadora, com uma criatividade muito aguçada.”
Para os visitantes, esta é uma exposição que apela à inquietação e à emoção e, como afirma Renata Carneiro: “Como artista também senti necessidade de falar sobre este tema e, então, decidi convidar várias amigas artistas, em 2013, para criar este projeto - uma intervenção nas babuchas masculinas pintadas e pensadas por artistas”.
Relançando o convite à reflexão e discussão sobre o papel da Mulher e dos seus Direitos na sociedade contemporânea, esta exposição surge no âmbito do Projeto "Sapatos que Pensam", que, como explica Sara Paiva, constitui um desafio a todos aqueles que se questionam sobre o mundo que nos rodeia, o tempo presente e os futuros que se querem criar.
Esta exposição estará patente até 31 de dezembro, de segunda a domingo, entre as 9h00 e as 19h00.