Cultura e Lazer

Semana da Juventude arranca hoje

• Favoritos: 11


A Semana da Juventude de S. João da Madeira decorre entre hoje e domingo, tendo como tema “À Procura da Igualdade”. A programação, construída por jovens, perspetiva isso mesmo: alcançar mais igualdade, combater estereótipos e preconceitos.

No dia 15, decorre o painel ‘Jovens com Voz’, uma conversa que será moderada pela artista, produtora e performer Kássia Laureano, nascida em Lisboa e criada no norte, que se considera “jovem (praticamente) sanjoanense)”.
O objetivo passa por “promover o lugar de fala dos grupos em questão e criar um momento seguro, dedicado à troca de conhecimento, dúvidas e certezas entre todos”, refere a própria.
Assim, o painel conta com Ivvi Romão, Mafalda Fernandes, Carmo Gê Pereira e Bruno Sousa Franco, “representando noções que variam desde a arte e o ativismo trans, racial, social, até à individualidade sexual, complementando com desporto e o espectro do autismo”.
Segundo Kássia Laureano, “a premissa é conseguir combinar todas estas ideologias e fazer o respetivo paralelismo ao tema principal da conversa, que assenta na igualdade, equidade e justiça social, na ideia de comunidade sem deixar ninguém ficar para trás e na possibilidade de uma relação simbiótica com a natureza”.
A artista tem uma perspetiva “muito coletiva” quanto a este momento, pretendendo “promover e presenciar um momento que pode fazer parte de muita mudança, muito conforto e até ajuda ao desenvolvimento pessoal, intelectual e interpessoal dos nossos jovens”. A ideia passa também por “reforçar a importância de pensar como um todo sem resignar à nossa própria individualidade”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 15 de setembro
ou no formato digital, subscrevendo a assinatura

11 Recomendações
27 visualizações
bookmark icon