No próximo dia 12 de abril, pelas 16 horas, a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira será palco da apresentação de “Raposas”, o primeiro livro de poesia de Rúben Lôpo, jovem autor sanjoanense que tem vindo a afirmar-se como uma das vozes emergentes da nova geração de poetas portugueses. A entrada é livre e espera-se um momento de partilha artística e profundamente sensorial, onde o poema se diz, se escuta e se vive.
Natural de S. João da Madeira, Rúben Lôpo é “poeta, dramaturgo, dizedor e escritor, com fortes ligações à cidade do Porto”, onde se formou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É mestre em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e trabalha como Cientista e Engenheiro de Dados, conciliando o universo exato da tecnologia com a sensibilidade da criação literária.
Foi o vencedor do concurso Poesia à Mesa, em 2021, com o poema “Dupla Visual”, e integrou o grupo de teatro Sériùs, onde coassinou o texto dramático original “O Artista”, apresentado na 14ª edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira. A peça incluiu também a sua estreia na escrita de letras para música.
As “Raposas” são, nas palavras do autor, o culminar de um percurso de aprendizagens líricas e de amadurecimento poético. Através de uma linguagem densa, imaginativa e provocadora, o livro mergulha nas “inflamações juvenis”, explorando os paradoxos do amor e da memória, da entrega e da perda.
Sem respostas definitivas, “Raposas” oferece estrofes oblíquas, “onde o amor se move ao ritmo das incertezas e das experiências que ardem por dentro, num lirismo que se recusa a ser domesticado”.
A entrada é gratuita, estando o convite aberto a todas e todos que queiram conhecer de perto uma nova voz poética que nasce na cidade, mas se abre ao país e ao mundo. Porque há palavras que acendem. E há livros que ardem.