A exposição reúne aproximadamente 50 livros de fotógrafos portugueses e estrangeiros, provenientes de diversas coleções privadas e públicas, nacionais e internacionais. Entre os destaques estão livros que capturam os momentos cruciais da revolução
No passado dia 28 de junho, pelas 19 horas, foi inaugurada no Centro de Arte Oliva a exposição “Portugal Ano Zero: Livros de Fotografia da Revolução”. Curada por José Luís Neves, Luís Pinto Nunes e Susana Lourenço Marques, esta exposição apresenta uma vasta seleção de livros que documentam a prática editorial desenvolvida no período pós 25 de Abril de 1974.
O núcleo central da exposição é constituído por livros que percorrem os diversos momentos da revolução, as movimentações contra-revolucionárias, a documentação de arte de rua e protesto, o processo da reforma agrária e o papel da mulher nos primeiros anos da revolução. Obras de fotógrafos internacionais como Jochen Moll, Guy Le Querrec, Tano D’Amico e Jason Lauré também têm um lugar de destaque, mostrando a visão externa sobre o período revolucionário em Portugal.
Os curadores destacaram que “esta exposição reúne uma extensa e inédita seleção de livros, aproximadamente 50 livros com trabalhos de fotógrafos portugueses e estrangeiros que foram publicados no final da década de 60 e durante a década de 80 essencialmente” e que documentam os diferentes momentos da revolução e da pós-revolução.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3995, de 4 de julho de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/