Cultura e Lazer

O crescimento dos e-Sports em Portugal

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Os eSports têm cada vez mais adeptos em Portugal

O mundo dos videojogos, conhecido por gaming, está a crescer em todo o mundo. Quer seja jogado em consolas, tablets, computadores, ou smartphones – o dispositivo mais utilizado –, tanto de forma online ou offline, sozinhos ou acompanhados, o gaming tem cada vez mais adeptos, que jogam apenas por diversão, mas também cada vez mais profissionais, que fazem destes jogos o seu modo de vida. Assim, o cenário competitivo dos videojogos, conhecido por e-Sports, passou a ter também uma importância cada vez maior.

Um dos componentes importantes desta indústria são as apostas desportivas, que se tornaram mais completas e atrativas com o desenvolvimento e facilidade de acesso a eventos desportivos, mas também com a expansão de jogos online como os casinos online. Este aumento representa mais de 46% relativamente ao mesmo período de 2020. E numa área nova como os e-Sports acaba por ter cada vez mais cobertura mediática e, consequentemente, interesse por parte das apostas, apesar de em Portugal ainda não ser possível apostar em e-Sports.

Um estudo da Accenture estima que existam, atualmente, 2,7 mil milhões de gamers e que esta indústria tenha um valor de mais de 300 mil milhões de dólares a nível mundial. A expansão deste mercado tem impacto direto nas empresas que desenvolvem videojogos, nos distribuidores, criadores de conteúdo e plataformas, dinamizando a economia dos países onde estão presentes. Além disso, esta indústria acaba por ter impacto também em outras áreas de entretenimento, originando adaptações no cinema, grandes arenas de e-Sports e muitas outras vertentes.

O gaming está a ganhar adeptos em todo o mundo

Gaming
O gaming teve início em meados do século XX, e tem vindo a crescer exponencialmente desde então, com a ajuda de toda a evolução tecnológica e da Internet. Em 2018, houve mais de 43,4 mil milhões de dólares em vendas de jogos de vídeo e a indústria valorizou mais de 800% desde 2010. Neste momento, os 10 maiores influenciadores de gaming do YouTube têm 405 milhões de subscritores e espera-se que nos próximos anos atinja os 400 milhões de novos jogadores.

O surgimento da Internet teve um impacto único na história dos videojogos. Mesmo no caso de muitos jogos que já existiam, passaram a ter um maior número de jogadores, devido à possibilidade de jogar online, com internautas de qualquer parte do mundo. Além disso, a chegada da Internet aos telemóveis, e as melhorias contínuas nestes dispositivos, levou a novas oportunidades. As competições digitais passaram a poder ser feitas a partir de smartphones e de qualquer local com acesso à Internet, o que cativa cada vez mais utilizadores. A Internet fez também chegar este fenómeno a novos jogadores. A Accenture indica que 21% jogam há cerca de quatro anos ou menos, mostrando assim o aumento de jogadores nos últimos anos.

Os e-Sports têm já muita cobertura mediática

e-Sports
Os e-sports estão a tornar-se um mercado cada vez maior e mais competitivo, com novas equipas profissionais a surgir todos os dias. Há alguns anos desconhecido, principalmente em Portugal, esta situação alterou-se e, neste momento, é uma área em franco desenvolvimento. O mercado de e-sports, o cenário competitivo dos videojogos, tais como Counter-Strike, League of Legends, Fortnite, Overwatch, Call of Duty ou FIFA, é agora um dos principais players do mundo do desporto. Espera-se que o mercado de eSports e streaming de jogos cresca 70% nos próximos quatro anos, de acordo com a Juniper Research, chegando a movimentar 3,5 mil milhões de dólares em 2025, contra os 2,1 mil milhões de dólares atuais. Apesar de toda esta dimensão em Portugal, pelo menos por enquanto, ainda não é possível fazer apostas nestes desportos mas, com certeza, será uma realidade no futuro, tendo em conta a dimensão que vem conquistando.

No nosso país há já alguns profissionais do mundo dos e-Sports que são destaque na modalidade em que se inserem. Há já sete jogadores portugueses entre os 26 melhores do mundo, segundo o Pocket Fives, o que coloca Portugal empatado com o Reino Unido. João Vieira, ou "Naza282", é um destes sete maiores profissionais de poker e atualmente o n.º 4 no mundo online. Os seus ganhos digitais excedem a marca dos 40 milhões de dólares. O poker online é uma das modalidades que mais se destacam nos eSports e, especificamente, em Portugal. Diogo Pombo é outro jogador profissional português, neste caso de FIFA, assim como Amadeu Carvalho, que joga League of Legends e Ricardo Pacheco, no CS:GO.

Portugal tem, neste momento, mais de 10 equipas especializadas em e-Sports. Um exemplo é o FTW, com equipas especializadas em diversas modalidades e que representa o país nos principais campeonatos a nível mundial. Alguns clubes de futebol, como por exemplo o FC Porto, o Sporting e o SL Benfica já investem em e-Sports, tendo já as suas equipas.

Assim, prevê-se que a indústria de gaming e os e-Sports continuem a crescer, com cada vez mais novos jogadores profissionais. Segundo a Juniper Research, em 2025, a audiência dos e-Sports irá atingir mil milhões de espectadores, atingindo já os 800 milhões no final de 2021.

 

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