Cultura e Lazer

O coro da ASSP em Itália

• Favoritos: 86


Partimos, no dia 6 de julho, de São João da Madeira, com destino a Roma. Nós, coralistas da ASSP, íamos viver um sonho e concretizá-lo – cantar em Roma – fruto do intercâmbio com o coro de Roma, MARALTO, cuja maestrina é Juliana Azevedo, filha da nossa maestrina Ana Paula Oliveira. Para reforçar o nosso júbilo, sabíamos que íamos cantar na Chiesa de Santa Maria delle Grazie alle Fornaci (Igreja de Nossa Senhora das Graças), na Eucaristia do dia 8 de julho, presidida por D. Carlos Azevedo, delegado do conselho Pontifício para a Cultura.
Após o alojamento e o descanso merecidos num hotel, perto da Praça de S. Pedro, fomos, no dia 7, de manhã, num autocarro panorâmico, com guia áudio, à descoberta de Roma e das suas maravilhas. De tarde, visitámos a Basílica de Santa Maria Maior, com um guia de renome, D. Carlos Azevedo.
À noite, além do serão dinamizado, entre outros, pelos coros MARALTO e ASSP, houve um alegre e saudável convívio vivenciado por todos os coralistas, familiares e amigos.
No sábado, dia 8, de manhã, guiados mais uma vez por D. Carlos Azevedo, visitamos a Basílica de S. Pedro, declarada património mundial pela Unesco, devido à sua arquitetura e história.
De seguida, passámos para os museus do Vaticano, que reúnem obras que são uma interessante viagem através de mais de 20 séculos de história e de arte.
De tarde, admirámos a Capela Sistina, novamente com D. Carlos Azevedo. Sede do conclave, reunião do Colégio dos Cardeais, responsável pela escolha do Papa, proporciona a visão de frescos pintados por Miguel Ângelo, como “A criação de Adão”, “O pecado original e a expulsão do Paraíso” e o Juízo Final. Muitos outros artistas, como Pinturicchio, Botticelli, Cosimo Rosselli, Lucas Signorelli, Ghirlandalo e Perugino contribuíram para a decoração da capela com cenas do Velho e do Antigo Testamento.
No final da tarde, participámos na Eucaristia, acima referida, momento alto da nossa peregrinação.
No dia 9, domingo, mais uma vez acompanhados por D. Carlos Azevedo, fomos até Assis, cidade medieval, onde nasceram S. Francisco de Assis e Santa Clara de Assis. Depois de visitarmos a Igreja de Santa Maria dos Anjos, construída sobre a antiga capelinha da “Porciúncula”, fizemos o reconhecimento da cidade e apreciámos a sua grande atração, a Basílica de S. Francisco de Assis, património da Humanidade desde 2000.
Tendo regressado no dia 10, podemos concluir que, durante estes dias, como complemento do trabalho desenvolvido ao longo de seis meses, graças ao entusiasmo do diretor da ASSP, Rui Maia, ao trabalho da maestrina, Ana Paula Oliveira, que nunca desistiu de nós e ao empenho, generosidade e entusiasmo de todos os membros do coro, foi possível consolidar uma verdadeira família com as vivências, histórias e sorrisos que não mais se apagarão.

O Coro da ASSP

86 Recomendações
277 visualizações
bookmark icon