Cultura e Lazer

Núcleo mais recente organiza pela primeira vez o Encontro Nacional na cidade

• Favoritos: 18


O município prepara-se para acolher, no próximo fim de semana, as comemorações do 44.º aniversário da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP). O programa, que decorrerá entre os dias 30 de maio e 1 de junho, promete ser uma celebração marcada pela valorização da educação, da cultura e da partilha intergeracional.
As festividades terão início na tarde de 30 de maio, com a receção dos participantes na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior e a abertura solene do evento. Estão previstas intervenções da presidente da Direção Nacional da ASSP, Ana Morais, e do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira. Um dos momentos centrais será o colóquio “Bem-estar e felicidade nas instituições”, que reunirá figuras de destaque do setor educativo, como os próprios diretores das várias escolas da cidade.
“O bem-estar dos profissionais da educação deve ser uma prioridade de qualquer instituição. Não falamos apenas de condições físicas, mas sobretudo de saúde mental, reconhecimento e sentido de pertença”, afirmou o professor Rui Maia, responsável pela dinamização pedagógica do encontro. “Queremos contribuir para instituições mais humanas, onde o ato de ensinar seja também um espaço de realização pessoal e profissional”, sublinhou.
Logo após o colóquio, será inaugurado um mural comemorativo do 44.º aniversário da ASSP, a instalar num espaço público da cidade. “Este é um encontro que realizamos anualmente, mas este ano, decidiram lançar-nos o desafio, sendo que nos tornamos no núcleo mais recente, o de S. João da Madeira, para que ficássemos responsáveis pela organização. E, juntamente com várias instituições da cidade, o resultado superou todas as expectativas”, referiu o professor Rui Maia, responsável pelo núcleo de S. João da Madeira da ASSP.
O programa prossegue, na noite de dia 30, com uma peça encenada pelo Grupo de Teatro da ASSP de S. João da Madeira, realçando o papel da arte como ferramenta de transformação social. “A cultura é essencial para educar e unir comunidades. Por isso, fazemos sempre com que as nossas comemoração tenham também uma dimensão nova, artística e participativa”, reforçou o professor.
“As artes e a cultura foram, desde sempre, ferramentas fundamentais na missão educativa da ASSP”, sublinhou Rui Maia. “Estes espetáculos são também expressão da nossa identidade coletiva e dos valores que queremos transmitir.”
Na manhã de 31 de maio, os participantes poderão visitar o Parque do Rio Ul, o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e o Centro de Arte Oliva, terminando com um almoço convívio. Ao final da tarde, o Castelo de Santa Maria da Feira acolherá atuações de coros, com destaque para o Grupo Gólgota e o Grupo de Hip-Hop do CCD.
A festa continuará à noite, na Oliva Creative Factory, com entrada gratuita. O palco será animado por Isabel Silvestre, o Grupo de Cantares de Manhouce, Juliana Azevedo e Diogo Passos, o Coro da ASSP e o grupo de Hip-Hop.
As comemorações terminam a 1 de junho com um passeio de comboio até Espinho, uma visita ao Museu Municipal e um almoço de encerramento. “Viajar juntos é uma boa metáfora para o que é ser professor e fazer parte da ASSP: um caminho coletivo intergeracional, com paragens para refletir e aprender”, concluiu Rui Maia.
A associação foi criada “precisamente para oferecer continuidade à vida ativa de professores aposentados, muitos dos quais, após concluírem a sua carreira profissional, se vêem sem rumo ou sem espaço para aplicar os seus saberes” e manter uma vida social ativa. A ASSP dá-lhes essa oportunidade, através de um espaço comum de partilha, de reencontros e de aprendizagem contínua.
“A nossa associação é composta maioritariamente por professores aposentados, mas também por docentes ainda no ativo. É um lugar onde se mantêm vivas as ligações, o conhecimento, as experiências e a identidade profissional que marcaram toda uma vida de dedicação ao ensino”, explicou Rui Maia. “É uma forma de dar continuidade ao que foram e ao que ainda somos.”
O núcleo de S. João da Madeira, tem vindo a afirmar-se local e nacionalmente. “É frequentemente convidado pelo município a participar em iniciativas culturais, artísticas e comunitárias”, reforçando o seu papel ativo na cidade. O Coro da ASSP do município, por sua vez, tem sido convidado não só a nível nacional, mas também internacional, para atuar em eventos diversos, levando a voz e a alma dos professores portugueses além-fronteiras.
A ASSP tem como missão “a valorização profissional, científica, social, cultural e humana dos seus membros ao longo da vida, promovendo a formação contínua, o convívio e a cooperação”. Organiza-se em Delegações espalhadas por quase todos os distritos do país, incluindo Açores e Madeira, e está sediada em Lisboa.
Com este evento em S. João da Madeira, a ASSP reafirma os seus valores fundacionais, promovendo o encontro entre gerações de professores e enaltecendo, de forma ativa, “a missão transformadora” da educação e do ensino.

18 Recomendações
757 visualizações
bookmark icon