Cultura e Lazer

Novembro Jazz regressa para uma edição que promete ir além da música

• Favoritos: 57


Decorrerá de 9 a 29 de novembro na Casa da Criatividade, o que promete ser mais uma edição memorável, o Novembro Jazz. Mais do que um festival, este evento procura afirmar-se como uma experiência cultural imersiva, que ultrapassa os limites da música

A abertura do festival será marcada por Paula Morelenbaum, acompanhada pelo seu trio Bossarenova, num concerto que “celebra a bossa nova com uma sofisticação intemporal”. O encerramento estará a cargo do pianista Júlio Resende, que apresentará o seu mais recente trabalho, acompanhado pelo Coro dos Pequenos Cantores de S. João da Madeira, numa fusão de fado e jazz. Entre estes dois momentos, o público será presenteado com uma seleção de artistas “que representam o melhor do jazz contemporâneo” em Portugal.

A experiência além do palco

Não se resumindo aos concertos no auditório principal, o festival aposta numa abordagem que envolve a comunidade local, integrando diversas atividades paralelas. Em conferência de imprensa, Gisela Borges, programadora da Casa da Criatividade, explicou a visão por detrás do evento. “Este ano, quisemos pensar numa abertura com uma proposta internacional forte, como a Paula Morelenbaum, e um encerramento simbólico com Júlio Resende, que combina fado e jazz, tendo também aqui uma preocupação em ligar a comunidade a toda a programação” .
Além dos concertos, o festival contará com o ”TrindaJazz na Casa” e “TrindaJazz em Movimento”, dois palcos criados em parceria com a Cartonagem Trindade. Palcos estes, posicionados no foyer da Casa da Criatividade e em locais dispersos pela cidade, serão pontos de encontro para talentos emergentes musicais e jovens ilustradores, oferecendo ao público experiências musicais interativas. Gisela Borges acrescentou que “cada concerto terá uma cenografia adaptada ao artista, criada por Israel Pimenta, que se vai reinventando a cada espetáculo. Queremos tornar este evento uma experiência que se espalhe pela cidade” e envolva os espectadores em múltiplas dimensões.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4000, de 5 de setembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
57 Recomendações
107 visualizações
bookmark icon