Cultura e Lazer

Notícias do Centro de Arte de S. João da Madeira

• Favoritos: 14


1. Está a decorrer na Torre da Oliva a exposição de fotografias de 13 Médicos Fotógrafos. A pandemia e a impossibilidade de grandes ajuntamentos impossibilitaram uma inauguração institucional da exposição, prevendo-se para breve um encontro com todos os participantes, as instituições organizadoras e o público em geral.
A exposição mantém-se aberta ao público, pelo que endereçamos o convite para a uma visita, vivendo-se também aí a atmosfera do espaço museológico da Torre da Oliva, que remetendo para tempos passados, mantêm-se bem presentes na memória e na identidade de toda a região.

2. Depois do interregno forçado pela pandemia, voltaram os Cursos de Formação do Centro de Arte, que ao longo dos seus 35 anos de existência, proporcionaram a raiz de uma cultura mais rica em toda a região.
Assim, estão a funcionar as oficinas de Pintura, o Desenho e a Fotografia Analógica e Digital.
Brevemente contamos abrir a Serigrafia e a Gravura, começando pela realização de workshops de curta duração, abertos a toda a comunidade.

3. O Centro de Arte acaba de estabelecer com a Associação de Solidariedade Social ATL Gente Miúda, um protocolo de cooperação e parceria, disponibilizando o espaço, equipamento e organização, para o “desenvolvimento de projetos de práticas artísticas, que promovam a transformação social, designadamente o seu laboratório de fotografia analógica, o seu estúdio fotografia, o seu laboratório de impressão (de serigrafia, gravura, e demais tecnologias), e outras espaços polivalentes que permitam atividades de experimentação plástica e artística, pelas crianças a envolver neste projeto”, com início estimado em Setembro de 2022 e implementação nos 3 anos seguintes.
Como refere o protocolo:
“O Centro de Arte de S. João da Madeira pretende contribuir para o desenvolvimento deste projeto, compreendendo e valorizando os objetivos de democratização e acessibilidade de criação, exibição e fruição artísticas, e de fomento de uma efetiva transformação na comunidade”.

14 Recomendações
180 visualizações
bookmark icon