Cultura e Lazer

“MUSICATOS” – Leonor Teixeira (piano)

• Favoritos: 30


A pianista Leonor Teixeira vai estar nos Paços da Cultura no primeiro receital do Ciclo Musicatos

O primeiro recital do Ciclo Musicatos de 2022, traz aos Paços da Cultura de S- João da Madeira, no próximo sábado, dia 26 de março, às 17h00, a jovem pianista Leonor Teixeira.
Nascida a 17 de Agosto de 2007 e natural de Vila Nova de Gaia, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade, na Fundação Conservatório Regional de Gaia (FCRG), em Violoncelo com o Prof. Valter Mateus e em Piano com o Prof. Rui Pintão. Em 2017, ingressou no Conservatório de Música do Porto, no Ensino Artístico Especializado e Integrado, estudando Violoncelo com a Prof.ª Oksana Chvetz. Manteve os seus estudos de Piano com o Prof. Rui Pintão, em regime de Curso Livre na FCRG. Em 2021 frequentou a Masterclass de Piano ministrada pelo Prof. Constantin Sandu e, em 2022, de Violoncelo, pelo Prof. Jaroslav Mikus.
Em Abril de 2018, na sua primeira participação em concurso, obteve o 1º prémio no XIII Concurso de Piano da Póvoa de Varzim. Desde essa data, destaca-se com a obtenção de 1º prémios, em concursos nacionais e internacionais, quer em Piano quer em Violoncelo, nomeadamente Concurso Interno de Cordas Friccionadas 2020 e 2022 do Conservatório de Música do Porto, VI Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, I Concurso de Piano Margarida Magalhães de Sousa, XXV Concurso Internacional “Pro Piano-România” (1º Prémio de Excelência), XXIII Santa Cecília Piano International Competition, tendo sido também distinguida neste concurso com o Prémio “Melhor Português Júnior B”.
Participa, todos os anos, como aluna laureada da FCRG no Festival Internacional de Música de Gaia.
Em 2021, apresentou-se como violoncelista, a solo, com a Camerata Atlântica no Teatro S. Carlos em Lisboa, no âmbito do VI Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa. No mesmo ano, gravou em direto para a RTP Açores no Teatro Micaelense como laureada em Piano na 1ª Edição do Concurso Margarida Magalhães de Sousa.
No próximo dia 26 (sábado) Leonor Teixeira, interpretará obras Schubert, Chopin, Debussy, Lizst, Albeniz e Ivo Cruz.
Como sempre, a entrada é livre, mas limitada ao número de lugares disponíveis.

30 Recomendações
450 visualizações
bookmark icon