Cultura e Lazer

Museu prometeu mais novidades na inauguração da exposição “Chapelaria Italiana Contemporânea”

• Favoritos: 60


Exposição apresenta 52 chapéus divididos em sete coleções, revelando um lado mais contemporâneo e arrojado da chapelaria italiana.

Durante toda a semana, museus de todos os cantos do mundo comemoraram o Dia Internacional dos Museus. Por cá, o Museu da Chapelaria culminou, juntamente com a Celebração de Elevação de S. João da Madeira a cidade, dia assinalado a 16 de maio, um conjunto de atividades, que resultaram na inauguração da exposição Chapelaria Italiana Contemporânea, a 20 de maio. O evento contou com a presença das designers italianas, autoridades municipais e entusiastas da moda.
Uma exposição que apresenta 52 chapéus divididos em sete coleções, revelando um lado mais contemporâneo e arrojado da chapelaria italiana. Os chapéus exibem cores vibrantes e elementos provocativos, refletindo a formação das artistas não apenas na chapelaria, mas também nas artes do espetáculo e do cinema. Além da sua marca autoral, as designers frequentemente colaboram com icónicas casas de alta-costura, como Gucci, Versace e Louis Vuitton. Durante o evento a Diretora do Museu da Chapelaria, Tânia Reis ressaltou “as artistas são admiradoras incondicionais da FEPSA, uma empresa de chapéus localizada no municipio”.
O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, expressou que “é um privilégio para a nossa cidade podermos continuar com este trabalho de grande qualidade que é feito no Museu da Chapelaria. O mesmo tem apresentado, ao longo de vários anos, exposições temporárias que divulgam designers internacionais de grande qualidade e de grande prestígio, procurando manter o museu atualizado, a par das novas tendências e da inovação e algo ainda mais importante, trazer esses designers a S. João da Madeira” devido à importância destas exposições serem acompanhadas de workshops, que proporcionam uma oportunidade valiosa para os designers transmitirem os seus conhecimentos à comunidade local.
Durante a inauguração, foram anunciadas novidades para o futuro. A dupla de designers italianas, Ilaria Soncini e Gemma Vernó, agradeceu ao público pela presença, acrescentando “cá esperamos por mais novidades em nome desta parceria”, mas confessaram que por enquanto manterão os detalhes confidenciais. Amantes da moda e entusiastas da chapelaria terão a oportunidade de apreciar as criações únicas e inovadoras até 17 de setembro do presente ano.
A inauguração terminou com uma tertúlia musical, representada pelo duo Izen, que trouxe aos espectadores uma performance artística de sons emitidos por um instrumento de percussão fora do comum, “handpans”.

60 Recomendações
182 visualizações
bookmark icon