Para ver até dia 5 de novembro de 2023, em colaboração com o Museu Nacional do Traje.
A exposição “Modistas de chapéus” é inaugurada neste sábado, 1 de abril, às 16h00, no Museu da Chapelaria. Esta mostra surge no âmbito da renovação do protocolo de depósito de 613 chapéus do acervo do Museu Nacional do Traje que aquele equipamento municipal de S. João da Madeira tem à sua guarda desde 2008.
“Em Portugal, autodidatas criativas, alunas das chapelleries portuguesas e parisienses ou aprendizes dos cursos da nova política de Educação do Estado Novo, as modistas de chapéus acompanharam a história da vida social e política do país”, lê-se na informação disponibilizada pelo Museu da Chapelaria a propósito desta nova exposição.
“A partir dos seus ateliers instalados nos meios citadinos, onde se concentrava a maior parte da sua clientela, vestiram ícones, vedetas e mulheres da socialite, criando tendências na moda, mesmo se copiadas dos salões parisienses ou das telas do cinema”, informa ainda àquela instituição sanjoanense.
É parte dessa história que passa pela exposição “Modistas de chapéus”, constituída por exemplares que ilustram um período áureo do seu uso na moda feminina e o seu posterior abandono, “por ser considerado um símbolo retrógrado e associado à burguesia conservadora”.