Jovem de 23 anos e licenciado em Piano Jazz pela ESMAE, Manuel Guerra, é um dos finalistas da categoria de Jazz no Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria 2024, com a obra “TSU”.
“Decidi participar para me desafiar e comparar o meu trabalho com o dos outros. Foi a primeira vez que escrevi para orquestra e fiquei muito satisfeito por ser nomeado como finalista. Este foi um bom passo para mim”, partilhou o artista, que encara este reconhecimento como um marco na sua evolução musical.
O processo criativo de “TSU” começou com a escrita de uma canção simples, que Manuel Guerra transformou através de um trabalho meticuloso de “arranjo, explorando novas camadas” da sua própria música. “Mais do que compor, foi um exercício de transformação pessoal”, explicou.
Agora, o jovem compositor planeia aprofundar a sua relação com a música orquestral e o jazz. Entre os seus próximos projetos está a continuação da escrita para Big Band e o “desenvolvimento de um ensemble próprio, explorando a improvisação e o som de banda como ferramentas centrais” para o seu crescimento criativo.
A final do concurso acontece em dezembro, no Festival Leiria Cidade Criativa da Música da UNESCO, onde as obras finalistas serão apresentadas ao público.