A instituição apresenta-se requalificada no ano em que completa o seu 20º aniversário. No dia da reabertura, o Museu da Chapelaria teve mais de 300 visitantes.
Depois de obras de requalificação, o Museu da Chapelaria voltou a abrir portas, “mais moderno, acessível e inclusivo”, como foi destacado na ocasião. A reabertura aconteceu no final de janeiro e, em poucos dias, a adesão do público chegou a mais de 700 visitantes, dando o mote para um ano especial durante o qual este equipamento único na Península Ibérica assinala o seu 20º aniversário.
´O Regional´ apurou que só no dia da reabertura, 312 pessoas compareceram ao espaço renovado, que também tiveram a oportunidade de participar da inauguração das duas novas exposições, dedicadas a uma grande marca mundial da área da moda: “Dior na Imprensa Feminina Portuguesa” e “Chapéus Dior”.
A intervenção realizada pelo Município no Museu da Chapelaria contou com financiamento de 50 mil euros da Direção Geral do Património Cultural (atual Museus e Monumentos de Portugal), na sequência de candidatura do programa ProMuseus 2023.
A concretização do projeto de implicou, no entanto, um investimento total que ultrapassou os 75 mil euros acrescidos de IVA, tendo a Câmara Municipal suportado a verba que foi além do apoio assegurado através do ProMuseus.
Os trabalhos contemplaram essencialmente a reformulação da área de exposição permanente da instituição, visando a introdução de melhorias ao nível das acessibilidades e inclusão.
Os conteúdos são apresentados em “linguagem clara e acessível”, em português, inglês e braile, como destacaram o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, e a diretora do museu, Tânia Reis, na cerimônia de reabertura.