Cultura e Lazer

Maior carrilhão de sinos do mundo trouxe “A Magia do Natal” aos sanjoanenses

• Favoritos: 71


Culminou com um espetáculo único a programação “A Magia do Natal”, promovida pela autarquia: um concerto do carrilhão LVSITANVS. Na véspera, no mesmo local, a sua sonoridade especial já se tinha feito ouvir numa outra atuação.

A Banda de Música de S. João da Madeira abriu o concerto, seguida da carrilhanista Ana Elias, no comando do colossal “O Carrilhão LVSITANVS”, que constituiu um dos destaques da programação de Natal na cidade, na sua quase totalidade gratuita e acessível a diferentes públicos e de várias faixas etárias, com uma particular atenção às crianças e famílias.
Foi ao som de “Jingle Bells”, uma das músicas mais icónicas de Natal, que Ana Elias iniciou o concerto, composto por 63 sinos, pesando aproximadamente 12 toneladas, permitindo uma experiência única a quem ali assistia à interpretação de diferentes temas musicais - como constatou o público que acorreu aos concertos em S. João da Madeira - nesse carrilhão itinerante, único em Portugal, e que tem sede na vila ribatejana de Constância, sendo considerado o maior e mais pesado do género a nível mundial.
Com a colaboração de associações e instituições do concelho, a animação natalícia incluiu momentos musicais - entre os quais ópera e gospel - cinema, teatro, marionetas, circo, um mercadinho sustentável e o maior festival vegetariano do país, para além da chegada do Pai Natal e outras atividades alusivas à quadra. “Foi uma programação rica e diversificada, destinada a todos os públicos”. A garantia é de Jorge Vultos Sequeira, presidente da autarquia de S. João da Madeira, a ‘O Regional’.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3968, de 1 de janeiro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/w
71 Recomendações
213 visualizações
bookmark icon