Livros

“O melhor argumento é a verdade histórica”

• Favoritos: 33


O livro ‘O 25 de Novembro a Norte – o processo revolucionário no ano de 1975’, da autoria de Jorge Sarabando, foi apresentado em S. João da Madeira na passada noite de terça-feira. Foi a 37.ª apresentação da obra do militante do PCP.

Para a Organização Concelhia de S. João da Madeira do PCP, a apresentação do livro ‘O 25 de Novembro a Norte’ na Biblioteca Municipal foi fundamental. “É importante trazer a verdade através de factos históricos”, declarou Jorge Cortez. Na intervenção do membro do Grupo de Trabalho do PCP para as questões da Defesa Nacional e Forças Armadas, António Rodrigues comentou os eventos mais recentes sobre o assunto.
“O 25 de Novembro está na ordem do dia pela comemoração bizarra que assistimos ontem [segunda-feira] na Assembleia da República. Falamos do CDS, do Chega, da Iniciativa Liberal, setores mais reacionários, que não têm muito para comemorar o 25 de Novembro, porque foram também os derrotados [dessa data]”, afirmou. “Os aplausos que ouvimos não têm grande razão de ser”, considerou, passando a apresentar a obra do autor em pormenor. “O Jorge Sarabando trata em pormenor o norte do país. Passaram-se elementos marcantes de todo este processo”, afirmou António Rodrigues. “Sinto necessidade, não tanto de falar do livro propriamente dito, mas sim fazer uma pequena exposição”, declarou, por sua vez, Jorge Sarabando. “Parece-me, sobretudo depois da sessão lamentável da Assembleia da República, que precisamos de ter as ideias bem arrumadas. O melhor argumento é a verdade histórica”, enfatizou o escritor, que leu e analisou alguns aspetos da história em questão.
O autor, militante do PCP desde os 16 anos, produziu e publicou múltiplos trabalhos no âmbito da intervenção cultural e da cidadania, sendo o mais recente ‘A batalha da memória’ e ‘O 25 de Novembro a Norte – o processo revolucionário no ano de 1975’. A par da intervenção política, Jorge Sarabando é um participante ativo da vida cultural e tem colaborado em vários títulos de imprensa, assim como na edição literária, como consultor, tradutor e autor. Foi membro do Comité Central entre 1988 e 2008 e, como autarca, representou a CDU em diversos mandatos nas Assembleias Municipais do Porto e Gaia e na Assembleia Metropolitana do Porto. Distinguido pelo município gaiense com a Medalha de Mérito Cívico, grau ouro, tem o Curso de Defesa Nacional do IDN (Instituto da Defesa Nacional).

33 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
44 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *