O “Gin & Street Food Sessions” está de regresso a S. João da Madeira, esta sexta e sábado (6 e 7), para a sétima edição. Com um investimento de 115 mil euros, o evento promete arrastar milhares de pessoas ao centro da cidade.
O gin volta a ser o ponto de partida para o evento, que tem, este ano, como cabeças de cartaz José Cid e os The Lucky Duckies, um grupo que recupera o rock das décadas de 40,50 e 60, juntamente com DJ’s, e outros artistas, tudo com um investimento de 115 mil euros.
O evento, que tem como tema “Rock ‘n’ Roll”, conta, este ano, com 30 spots de venda de gin, entre amadores, associações locais, bares locais e também disponibilizará uma zona para marcas de gin profissionais, que serão sediadas em frente ao edifício dos Paços da Cultura.
Entre as novidades desta edição está o alargamento, relativamente à presença de zonas de venda desta bebida, que ficará localizado junto ao jardim, em frente ao Novo Banco.
Aquele que é um dos maiores talentos de sempre da música portuguesa não esconde a satisfação de poder voltar a atuar em S. João da Madeira e promete um concerto “memorável”, uma vez que se considera um artista, “essencialmente de palco”. José Cid, 82 anos, e uma energia única em palco, enfatiza que aguenta facilmente “três horas a cantar sem ninguém arrecadar pé”, e a prova disso “são as partilhas que tenho usado nos concertos que tenho feito nos últimos dias”, enfatiza a ´O Regional´.
Cid revela que, apesar de não apreciar Gin, promete um concerto cheio de dinâmica. “Eu sou intergeracional. Tenho a consciência que sou um exemplo para várias gerações e, como sou um músico de “Rock & Roll”, vou levar a S. João da Madeira o meu espetáculo cheio de cor, de vida e naturalmente alguns dos meus maiores clássicos de sempre, que o meu público gosta de recordar a cada atuação”.
A última vez que atuou em S. João da Madeira diz que foi nos anos 80. “Lembro-me de milhares de pessoas num jardim. S. João da Madeira é uma cidade que evoluiu muito. Conheço muito bem, pois vivo a cerca de 50 quilómetros e vou acompanhando o que por ai se faz”.
Voltando ao concerto de sábado, que faz questão de apelidar de “intergeracional”, uma vez que “tenho publico de todas as idades” promete “euforia generalizada”. E revela uma novidade. “Vou ter a atuar comigo os sanjoanenses Prana que mereciam ter chegado já mais longe, e o grande e amigo Mário Mata”.
Quanto ao segredo da sua qualidade vocal, realça que passa por ter tido sempre uma vida saudável. “Durmo 12 horas, sempre fiz desporto, e não fui tentado a substâncias que me poderiam prejudicar como, por exemplo, fumar”.
José Cid finaliza com outra novidade. “Tenho um álbum já a sair este ano. “Dá-me uma gotinha de água. O single que apresento já se tornou viral nas redes sociais”, e será uma das canções que interpretará em S. João da Madeira.
Recorde-se que o cantor foi distinguido com o Grammy Latino de Excelência Musical, em Las Vegas, em 2019, pela Academia Latina de Grava. Um Grammy atribuído “a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina”.