Neste livro, a jornalista Sara Dias Oliveira aborda a vida de pessoas e famílias LGBTQIA+, através de testemunhos sobre orientação sexual, identidade de género, dúvidas, medos, inquietações e sofrimentos.
“Dar e Receber Amor em Todas as Suas Formas – Guia para Pais de Crianças e Jovens LGBTQIA+” foi apresentado no último sábado, na Fundação da Juventude, no Palácio das Artes, no Porto. O livro, escrito pela jornalista Sara Dias Oliveira para a AMPLOS, é uma forma de celebrar os 15 anos da Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género.
O livro conta a história de pessoas e famílias LGBTQIA+, com testemunhos na primeira pessoa. É uma viagem sobre orientação sexual e identidade de género, sobre dúvidas e medos, inquietações e sofrimentos. “O livro surge de um desafio lançado pela editora, depois de uma reportagem publicada no Observador sobre o trabalho de apoio psicológico dado pela AMPLOS”, refere Sara Dias Oliveira, autora da obra e jornalista que escreve para vários meios de informação. A representante da AMPLOS iniciou sua intervenção relembrando a morte de Gisberta, uma mulher transexual e destacou a importância desse marco temporal e sua relevância para a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
Trata-se, sobretudo, de um guia para “mães, pais, famílias, amigos de pessoas LGBTQIA+”. Nas palavras da autora, este é um livro com “histórias de gente de carne e osso, que partilha os seus testemunhos”. A obra aborda vários assuntos: a saída do armário, o sentimento de culpa de mães e pais, as dúvidas, perguntas e emoções
Em suma, esta obra, lançada pela editora Oficina do Livro, apresenta-se como “um livro sobre a liberdade de ser quem se é”. Aborda ainda questões como dúvidas, medos e sofrimentos, mostrando, através de relatos reais, que essas experiências podem fazer parte do percurso de pais e mães de crianças e jovens LGBTQIA+. Combinando informação prática e testemunhos emocionantes, este livro constitui-se como um guia indispensável para quem deseja promover a aceitação, a inclusão e a compreensão no seio familiar e na sociedade em geral.