Cultura e Lazer

João Tordo apresenta livro e dirige masterclass na biblioteca municipal

• Favoritos: 106


O escritor português João Tordo vai estar na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo no próximo dia 14, orientando uma masterclass de escrita de ficção e ainda apresentando a sua obra mais recente, “Cem Anos de Perdão”.

A masterclass, que é “dirigida a todos os apaixonados por literatura que desejam compreender melhor como se escreve um livro, descobrindo a sua própria identidade”, decorrerá ao início da tarde (14h) e vai abordar, entre outros aspetos, a história da ficção e a sua evolução, a linguagem, o ritmo, a forma e a estrutura de uma obra.
Além disso, o programa já divulgado por aquela instituição cultural indica que serão analisados excertos de grandes escritores e romancistas, bem como cada um dos momentos da escrita e dos elementos do romance.
Haverá ainda espaço para leitura de alguns exercícios e participação do grupo nos comentários e sugestões.
Já às 17h do mesmo sábado, o escritor vai apresentar o seu livro mais recente, “Cem Anos de Perdão”.
Recorde-se que João Tordo é autor de dezassete livros e recebeu já várias distinções, entre os quais o Prémio Literário José Saramago 2009, o Prémio Fernando Namora 2021 e o Prémio GQ. Foi ainda finalista de outros prémios, incluindo o Prémio Literário Europeu, o Prémio Oceanos e o Prémio PEN Clube.
No mesmo dia, 14, mas de manhã (10h30), há “sábados em família”, com “Os de Cima e os de Baixo”, uma hora do conto mais oficina.

Biblioteca vai inaugurar este mês exposição sobre vida e obra de Agustina Bessa-Luís

Recorde-se que, até 12 de janeiro, é possível visitar, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a exposição “Vida e obra de Luísa Ducla Soares – 50 anos de vida literária”.
Já no dia 19 de janeiro, será inaugurada a exposição “Agustina Bessa-Luís: vida a obra”, com produção do Instituto Camões e conceção a cargo da escritora portuguesa Inês Pedrosa e do cineasta João Botelho.
Esta exposição será composta por 20 painéis didáticos sobre a vida e a obra da escritora, que nasceu em outubro de 1922 e faleceu em junho de 2019.
A mostra sobre a vida e a obra da autora de “A Sibila” estará patente até 28 de fevereiro.
Da programação mensal da biblioteca municipal, faz ainda parte, no dia 26 de janeiro, às 21h, o Clube de Leitura, com “O Deus das Pequenas Coisas” de Arundhati Roy.

106 Recomendações
353 visualizações
bookmark icon