Cultura e Lazer

Já arrancou o Festival Poesia à Mesa

• Favoritos: 40


Arrancou dia um de março, o festival “Poesia à Mesa”, uma iniciativa decorre até 21 de março, dia em que se assinala o Dia Mundial da Poesia

Arrancou dia um de março, o festival “Poesia à Mesa”, uma iniciativa decorre até 21 de março, dia em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, englobando várias atividades presenciais inseridas no XXI Festival Literário. O evento decorre em várias localizações da cidade e arrancou ontem com o Concurso Poesia na Corda.
Não seguindo o modelo dos anos anteriores, marcado pela homenagem a seis autores, optando o município, enquanto entidade organizadora, por centrar atenções em Eugénio de Andrade, associando-se, assim, às celebrações do centenário do seu nascimento.
As palavras do autor serão levadas ao encontro das pessoas “em locais e contextos inusitados, como restaurantes, fábricas, autocarros, mercado e escolas, para além dos habituais equipamentos culturais da cidade e espaço público”, como é imagem de marca do evento.
Um dos primeiros destaques da edição deste ano está agendado para 9 de março, com Maze & Spock, num concerto de apresentação do novo disco “Simbiose”, que será uma “viagem sonora pelo RAP e spoken word. Maze marcará ainda presença nas sedes de agrupamento de escolas para uma conversa com os alunos do ensino secundário.
No dia seguinte, a escritora Sara F. Costa apresentará o seu mais recente livro de poesia “Ser-Rio, Deus-Corpo”, no qual “apresenta temas como a vida, a génese, a maternidade e a família, num original registo de toque experimental”.
A “Peregrinação Poética” contará com a participação especial do ator Marcantonio Del Carlo, além das performances de oito grupos da cidade, no dia 11 de março, entre a Biblioteca Municipal e a Praça Luís Ribeiro.
A Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses será conduzida pela professora e crítica literária, Cristina Marques, no dia 16 de março, enquanto, no dia seguinte, o destaque vai para o “Poetizando”, uma conversa sobre a vida e a poesia com Luís Castro Mendes, poeta e diplomata português.
O Serão Poético, a 18 de março, terá como convidado especial João Gil, músico dos Trovante e Ala dos Namorados, numa noite de poesia e música.
O espetáculo de encerramento decorrerá no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com a presença do escritor Gonçalo M. Tavares e do coletivo de arquitetos Os Espacialistas, numa conferência –performance, em estreia nacional, sobre a obra de Eugénio de Andrade, intitulada “Branco de Neve – Dicionário para Eugénio de Andrade - 100 palavras”.

40 Recomendações
97 visualizações
bookmark icon